Links de Acesso

O Rei vai nú?


Activista nega que Eduardo dos Santos se tenha encontrado com o verdadeiro rei da Lunda Tchokwé

O presidente da Comissão do Protectorado da Lunda negou que o Presidente José Eduardo dos Santos se tivesse encontrado, na quinta-feira, com o rei dos povos da Lunda-Tchokwé.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:26 0:00
Faça o Download

O Jornal de Angola escreveu que José Eduardo dos Santos se tinha reunido com Alberto Dumba Muacawewe, recebido na presidência com o título de Muatchissengue Watembo, o título tradicional dado ao rei da região.

Mas José Mateus Zecamutchima, presidente da Comissão do Protectorado da Lunda Tchokwé – uma organização que luta pela autonomia da região – negou que Alberto Dumba Muacawewe seja o verdadeiro rei da região.

“O Alberto Dumba Mwacawewe é o rei imposto pelo MPLA,” disse Zecamutchima que descreveu ainda Mwacawewe como “uma personalidade da Lunda que conhcemos e por quem temos todo o respeito”.

“Em termos de sucessão do reinado Lunda Tchokwe ele é um impostor,” acrescentou.
Zecamutchima fez notar que o Jornal de Angola, enquanto órgão oficial, nunca tinha falado sobre as reivindicações da região da Lunda Tchokwe e que agora vem afirmar na sua notícia que o rei da Lunda Tchokwe “é afinal de contas uma figura reconhecida internacionalmente”.

O jornal disse que o Mutachissinge Watembo é uma figura “reconhecida mundialmente nos termos de sucessão colectiva e fundamentos jurídicos dos tratados de protectorado de 1885-1894”.

Para Zecamutchima o encontro do presidente José Eduardo dos Santos enquadra-se numa estratégia do governo de Luanda que passa pela criação de “grupos subversivos (na Lunda) para tentar desviar a atenção d a opinião pública dos verdadeiros objectivos que estamos a defender”.

“O senhor Alberto Dumba Mwacawewe é o rei imposto do MPLA,” disse Zecamutchima acrescentando que este era irmão de um falecido deputado ao parlamento.

“O Senhor Carlos Manuel Muatxitambuia é o verdadeiro rei,” concluiu.
XS
SM
MD
LG