Links de Acesso

Unitel dá luz verde para venda do BPI

  • Redacção VOA

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos pode negociar com La Caixa no BPI.

A empresa de telecomunicações angolana Unitel, detentora de 49,5 por cento do Banco de Fomento Angola, já deu “luz verde” ao acordo entre Isabel dos Santos e o grupo espanhol La Caixa no BPI.

A notícia é avançada nesta quinta-feira, 17, pelo jornal português Expresso, que adiantou, no entanto, serem necessárias outras aprovações de Luanda, ou seja do Banco Nacional de Angola (BNA).

A compra da posição de 18,6 por cento que Isabel dos Santos detém no BPI pelo espanhol La Caixa e a venda à empresária angolana da posição de controlo do banco português (49,5%) no Banco de Fomento Angola (BFA) ainda estão longe de estar fechadas.

Apesar de o jornal indicar que o Conselho de Administração da Unitel já ter dado luz verde ao negócio, estas operações implicam mais formalismos, como a aprovação do BNA.

Os dois maiores acionistas do BPI (o La Caixa detém 44,1% e Isabel dos Santos 18,6%) estão comprometidos em blindar juridicamente o acordo a que chegaram, uma vez que querem garantir ao Banco Central Europeu (BCE) que o compromisso fechado é viável, independentemente das formalidades que ainda têm de ser concluídas.

O BCE deu ao BPI até 10 de Abril para reduzir a sua exposição ao BFA, caso contrário pagará uma multa diária de até 200 mil dólares.

Aguarda-se agora que as formalidades necessárias estejam concluídas antes do prazo imposto pelo BCE.

XS
SM
MD
LG