Links de Acesso

Samakuva quer saber onde param os 135 mil milhões da Sonangol


Líder do partido de oposição Unita, Isaias Samakuva vota nas eleições em 2008
Líder do partido de oposição Unita, Isaias Samakuva vota nas eleições em 2008

Líder da UNITA acusa Governo angolano de má gestão do direito público.

O lider do maior partido na oposição diz que a Sonangol e o país chegaram ao estágio em que se encontram por má gestão do dinheiro que é de todos nós.

Samakuva quer saber onde param os 135 mil milhões da Sonangol - 1:38
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:38 0:00
Faça o Download

Ao reagir ao pronunciamento recente do Presidente da República no Moxico sobre a situação actual do país, Isaias Samakuva considerou que a economia entrou em bancarrota por causa dos desvios feitos para aliciamentos políticos, uma prática que, para ele, voltará a resgistar-se dentro de dois meses.

Isaias Samakuva questionou o Chefe do Executivo sobre o paradeiro de 135 mil milhões de dólares que o Governo se gabava de ter, como reservas, para momentos menos bons.

''Estamos a perguntar insistentemente, digam-nos onde puseram os 135 bilhões de dólares que daria para mais dois orçamentos, para mais dois anos a vivermos mesmo se não houvesse mais nada? E foram eles que foram dizendo que havia reservas, está aonde esse dinheiro? O resto que dizem é falacia para distrair o povo", acusou Samakuva que diz saber onde terá ido parte deste dinheiro.

''Então a Sonangol vai falir exactamente no momento do boom! Durante 5, 6 anos de boom é que a Sonangol vai falir, como é possivel? Só foi possivel porque os 135 mil milhões de dolares e mais outros fundos foram desviados e oferecidos na compra de lealdades políticas'', continuou o líder da oposição.

O presidente da UNITA diz temer que este cenário de aliciamentos volte a ocorrer e a começar ainda este ano.

Recorde-se que ha duas semanas, o Presidente da República disse no Luena que a economia angolana estava a atravessar um período complicado.

XS
SM
MD
LG