Links de Acesso

UNITA pede esclarecimentos sobre saúde do Presidente da República

  • Redacção VOA

José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos deslocou-se a Barcelona a 1 de Maio em visita privada

A UNITA pede ao Governo angolano que esclareça o país sobre o estado de saúde do Presidente da República, depois de José Eduardo dos Santos se ter deslocado, há 17 dias, a Barcelona, Espanha, em viagem particular.

Em declarações à agência de notícias financeiras Bloomberg, o porta-voz do principal partido da posição diz não haver informações oficiais.

"Há muitos rumores sobre a saúde do Presidente e há uma necessidade de fornecer oficialmente esclarecimentos sobre o que está a acontecer", disse Alcides Sakala, lembrando que Angola é “uma sociedade muito fértil quando se trata de rumores”.

José Eduardo dos Santos seguiu a 1 de Maio para Barcelona, onde, segundo relatos de imprensa, ele é geralmente atendido numa clínica médica.

No dia 13, a filha do Presidente de Angola, Isabel dos Santos, reagiu a informações postas a circular nos últimos dias nas redes sociais de que José Eduardo dos Santos teria morrido.

”Alguém que desce tão baixo de nível, até ao ponto de inventar notícias de morte tudo pela vontade insaciável de criar confusão e tumulto político em Angola. Até que ponto chega o egoísmo de ignorar que existem familiares e amigos", escreveu a empresária na rede social Instagram.

Noutra mensagem, publicada na mesma reda presidente do Conselho de Administração da Sonangol questiona "com que propósito continuar a insistir em divulgar notícias falsas sobre a saúde do #PRAngola", ilustrando-a com a imagem "Notícias Falsas".

O jornalista Rafael Marques, no seu blog Makaangola referiu em duas ocasiões que Santos terá deslocado a Barcelona para fazer tratamentos depois de ter passado mal em Luanda.

Até agora não há qualquer informação por parte das autoridades de Angola.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG