Links de Acesso

UNITA pede debate parlamentar sobre as detenções


Adalberto da Costa
Adalberto da Costa

"Temos que aprender a ser tolerantes," diz Adalberto da Costa Júnior.

A Unita solicitou à presidência do parlamento a realização de um debate nacional sobre a prisão dos 15 jovens acusados pelo governo de tentativa de golpe de estado.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:36 0:00
Faça o Download

Os deputados da Unita, que visitaram as três unidades prisionais onde estão distribuídos os detidos, pediram também ao executivo para libertar imediatamente os jovens.

Tal foi formulado depois da visita aos estabelecimentos prisionais da Comarca Central de Luanda, com quatro dos detidos; Calomboloca, com sete; e Kaquila também com quatro.

"Nos países democráticos e estáveis existem contestatários, mas nem por isso são presos,” disse Adalberto Costa Júnior, vice-presidente da bancada parlamentar da UNITA..

“Temos que aprender a ser tolerantes e as instituições rapidamente deviam mandar para liberdade estes jovens,” disse Júnior.

Para este deputado, não fica bem "um estado importante e forte como nosso expor-se e dizer que está em risco por causa de uns meninos que estavam a estudar um livro sobre como derrubar um ditador; acho que não há crime nenhum, estamos numa excessiva intervenção”.

Raúl Danda, presidente do grupo parlamentar da UNITA
Raúl Danda, presidente do grupo parlamentar da UNITA

Raúl Danda, presidente da bancada parlamentar, confirmou que o seu partido solicitou um debate “já que o assunto foi tão polemizado com convocatória do corpo diplomático acreditado em Angola para explicações”.

XS
SM
MD
LG