Links de Acesso

Oposição aguarda parecer da CNE sobre irregularidades eleitorais


Os partidos vão apresentar junto do tribunal Constitucional, os pedidos de impugnação do pleito eleitoral

A CASA-CE, o PRS e a UNITA aguardam pelo parecer da Comissão Nacional Eleitoral, sobre as suas reclamações apresentadas ao orgão reitor das eleições de 31 de Agosto, sobre as irregularidades, durante o processo eleitoral.

Logo apos o parecer da CNE, os partidos vão apresentar junto do Tribunal Constitucional, os pedidos de impugnação do pleito eleitoral.

Enquanto a CNE não responde aos tres partidos, estes vão mostrando os argumentos que justificam a impugnação das eleições.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:24 0:00
Faça o Download

O PRS, que nesta altura está em "black out", alertou inumeras vezes sobre os casos de militantes seus que lhes foi quartado o direito de voto. "Muitos militantes foram transferidos para outras localidades para irem votar".

Secretario-geral do PRS Benedito Daniel alertou as pessoas sobre "as irregularidades que são muitas a olho nu".

Na CASA-CE, a declaração final só depois de esgotadas as reclamações mas o presidente já havia dito que houve muitos vicios no processo que impedem a CASA-CE declarar que houve lisura nestas eleições.

Abel Civukuvuku afirmou que "houve muitos vicios no processo que nos impedem de dizer que as eleições foram livres, justas e transparentes".

Ainda segundo Abel Chivukuvuku a CNE não permitiu que a CASA-CE tivesse fiscais em todas as mesas de votação.

Abel Chivukuvuku sublinhou que "a CASA-CE só conseguiu, por culpa da CNE, estar em setenta porcento das mesas de voto de todo país".

Outra violação à lei organica sobre as eleições cometida pela CNE foi o artigo 118 numero 1 que permite os partidos concorrentes, acompanhar o apuramento e o escrutinio dos votos.

Abel Chivukuvuku destacou que "nem um delegado nosso foi permitido estar no escrutinio e apuramento de votos, nem mesmo o mandatario nacional da CASA, Alexandre Sebastião, que entrou no centro de apuramento, mas foi expulso".
XS
SM
MD
LG