Links de Acesso

UNITA diz que já havia resultados definitivos no Bocoio antes das eleições (IMAGENS DAS ACTAS)

  • António Capalandanda

Acta com resultados definitivos das eleições de 31 de Agosto, com data de 23 de Agosto

Acta com resultados definitivos das eleições de 31 de Agosto, com data de 23 de Agosto

Gala Negro apresentou mapas estatísticos dos "resultados eleitorais definitivos" no município do Bocoio, alegadamente elaborados a 23 de Agosto.

O secretário provincial da UNITA em Benguela, Alberto Ngalenela, disse que, o número dos votos atribuídos pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) aos cidadãos nacionais que votaram no dia 31 de Agosto, no município do Bocoio, - terá sido preparado oito dias antes dos votação.

Em conferência de imprensa, Ngalanela apresentou três alegados mapas estatísticos dos resultados eleitorais definitivos operados naquela municipalidade.


Os dois mapas já com resultados definitivos tinham a data de 23 de Agosto de 2012, quando o pleito eleitoral foi realizado apenas oito dias depois, a 31 de Agosto. Enquanto que o terceiro tem a data de 3 de Setembro de 2012.

“Não deviam ser definitivos, porque CNE não divulgou os resultados definitivos, mas Comissão Municipal Eleitoral do Bocoio já tem os resultados definitivos. Os dois mapas os dados são coincidentes com os resultados que Bocoio apresentou 31 de Agosto.

Acusou ainda a Casa Militar de ter distribuído boletins votos nas unidades militares, dias antes das eleições. Os referidos boletins já estavam assinalados com X na candidatura número dois (MPLA), foram recolhidos no período nocturno do dia 31 de Agosto, e introduzidos em urnas, tendo sido encaminhadas ao centro de escrutínio local. Alguns militares recusaram-se entregar os respectivos boletins, dando lugares a fugas de informações.

Apresentou, 72 boletins de "votos autênticos" que haviam sido distribuídos dias antes do pleito eleitoral aos efectivos da unidade militar localizada no município do Cubal, pertencente a 73ª Brigada de infantaria.

“A estrutura paralela que é a Casa Militar funcionou com outros boletins de votos, a partir do momento que os boletins votos não estão seriados permitiu que MPLA contornasse a não existência de duplicidade de boletins de voto.”

Por sua vez a Comissão Provincial Eleitoral diz não ter recebido nenhuma queixa formal do maior partido na oposição.
Acta com resultados das eleições de 31 de Agosto, com data de 23 de Agosto

Acta com resultados das eleições de 31 de Agosto, com data de 23 de Agosto

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG