Links de Acesso

União Europeia e Mali assinam acordo que permite regresso de refugiados


Bert Koenders, ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda fez o anúncio.
Bert Koenders, ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda fez o anúncio.

A UE está a negociar acordos semelhantes com Etiópia, Níger, Nigéria e Senegal.

A União Europeia (UE) apresenta nesta segunda-feira, 12, o acordo assinado hoje com o Mali que favorece o regresso àquele país africano dos seius cidadãos que não receberam asilo na Europa desde o início da chamada crise dos refugiados.

A UE está a negociar acordos semelhantes com Etiópia, Níger, Nigéria e Senegal.

"É a primeira vez que a UE estabelece compromissos tão precisos com um país africano sobre o regresso de requerentes de asilo cujo pedido foi recusado", informou em comunicado Bert Koenders, ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda, que se deslocou a Bamako para assinar o acordo.

Os países europeus criaram um fundo de dois mil milhões de dólares par ajudar financeiramente os países africanos visando atacar as causas da migração irregular e, assim,reduzir o fluxo de migrantes.

O acordo entre a União Europeia e o Mali prevê medidas de promoção do emprego jovem, de reforço das capacidades das forças de segurança e de aprofundamento da cooperação com os países vizinhos "para lutar contra as redes de traficantes de seres humanos e melhorar o controlo das fronteiras".

O número de requerentes de asilo na Europa provenientes de países africanos aumentou consideravelmente em 2014.

Os países europeus receberam 12.945 pedidos de asilo de malianos, em 2014, e 8.405 em 2015.

XS
SM
MD
LG