Links de Acesso

Uma vergonha para Angola, diz UNITA

  • Manuel José

 Raúl Danda

Raúl Danda

Oposição exorta presidente e autoridades a tomarem medidas no escândalo de prostituição no Brasil

Oposição parlamentar considera de vergonhoso o escândalo de trafico de mulheres de que é acusado o general Bento Kangamba, pelas autoridades policiais brasileiras.




De acordo com a polícia federal do Brasil há um mandado de captura contra o dirigente do MPLA Bento Kangamba, como chefe de uma rede de tráfico de mulheres do Brasil, para se prostituírem em Angola, na África do Sul, Portugal e na Áustria.

O líder da bancada parlamentar da UNITA, Raul Danda confessa-se constrangido com esta situação e apela ao presidente da republica a se pronunciar sobre o assunto.

"Sinto-me bastante envergonhado, como angolano de ouvir mais este episódio, protagonizado pela mesma pessoa que surge com escândalos atrás de escândalos,” disse.

“Julgo que já era tempo do executivo de José Eduardo dos Santos tomar uma medida," acrescentou

Kangamba foi este ano acusado de envolvimento num esquema de lavagem de dinheiro quando milhões de dólares foram apreendidos em automóveis que viajavam para Monaco onde o general se encontrava.

Segundo relatos na imprensa francesa Kangamba não foi preso porque fez uso do seupassaporte diplomático

Raul Danda diz recear que à semelhança do que acontece com Portugal, a parceria entre o nosso pa'is e o Brasil também fique afectada por este escândalo

"Não sei se isto vai fazer também que se cortem relações com o Brasil, qualquer dia não teremos relações com toda gente, com esta senda de vendermos a imagem lá fora de alguma delinquência," disse.

Quem também pensa ser uma vergonha para os angolanos é o deputado pelo grupo parlamentar do PRS, Eduardo Kuangana.

"(Estas acusações)São vergonhosas e tristes ao mesmo tempo é uma pouca vergonha para alguns responsáveis e cidadãos angolanos,” disse Kuangana

"Isto cria problemas entre o presidente do MPLA e da republica com alguns responsáveis, se a polícia brasileira emite um mandado de captura a um responsável do MPLA é prova do estado em que se encontra o nosso país, tudo que é sujo é de Angola, tudo que está mal é de Angola," disse

Outro deputado, pela bancada da CASA-CE Alexandre Sebastião André garante que a sua bancada tudo vai fazer para que Angola não seja transformada em terra de mafiosos.

"Angola durante tanto tempo esteve em guerra agora querem transforma-la num país de mafiosos, isto 'e que nós vamos procurar combater com todas as forcas patrióticas e nacionalistas," disse.

Alexandre André defende que tanto a policia como a Procuradoria-Geral da republica deviam tomar conta do caso que envolve cidadãos angolanos.

Tentamos contactar sobre o assunto o partido que governa Angola sem sucesso.
A PGR não se pronunciou ainda, mas a policia nacional através do seu comandante nacional disse não ter “grande pormenor sobre esta operação feita pela policia federal brasileira e achamos que eles vão nos dar algumas informações a respeito"

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG