Links de Acesso

Uma de cada sete crianças do mundo respira ar altamente poluído


Unicef pede a líderes mundiais que limitem o uso de combustíveis fósseis.

Quase uma de cada sete crianças do mundo vive em áreas com níveis altos de poluição ambiental, a maioria no sul da Ásia, e os seus corpos em desenvolvimento são os mais vulneráveis aos danos, relevou nesta segunda-feira, 31, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

O Unicef pediu a quase 200 governos, que irão se reunir no Marrocos entre 7 e 18 de Novembro, para discussões sobre o aquecimento global, que limitem o uso de combustíveis fósseis para que se obtenha o benefício duplo de uma saúde melhor e uma desaceleração na mudança climática.

Cerca de 300 milhões de crianças, ou quase uma de cada sete do planeta, moram em áreas onde a poluição ambiental é mais alta, definida pelo Unicef como ao menos seis vezes as diretrizes internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse o Unicef.

Do total, 220 milhões vivem no sul do continente asiático.

O director-executivo do Unicef, Anthony Lake, considerou a poluição atmosférica "um dos factores que mais contribuem para as mortes de cerca de 600 mil crianças de menos de cinco anos de idade todo ano", além de provocar doenças como a pneumonia.

Em comunicado, aquele responsável afirmou que "os poluentes não prejudicam só os pulmões em desenvolvimento das crianças porque também podem cruzar a barreira hematoencefálica e danificar permanentemente os seus cérebros em desenvolvimento e, assim, os seus futuros".

No mundo inteiro, a OMS estima que a poluição ambiental matou 3,7 milhões de pessoas em 2012, entre elas 127 mil crianças com menos de cinco anos.

Fábricas e veículos que usam combustíveis fósseis, poeira e a queima de resíduos estão entre as fontes.

A poluição em ambientes fechados, muitas vezes causada por fornos que queimam carvão ou madeira usados em residências em nações em desenvolvimento, matou ainda mais: 4,3 milhões de pessoas, das quais 531 mil eram crianças com menos de cinco anos.

XS
SM
MD
LG