Links de Acesso

Últimas de Washington


Domingo 27 de Junho de 2010

G-20 Reúne-se em Toronto
Dirigentes dos países do chamado Grupo dos 20 (G-20) estão reunidos em Toronto no Canadá para discutir como suster a frágil recuperação económica.
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama e outros dirigentes de países ricos e em desenvolvimento iniciaram Domingo de manhã a cimeira.
Antes da reunião Obama teve um encontro com o presidente da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono.
Um projecto de comunicado final afirma que as nações industrializadas e as nações emergentes tiveram bons resultados nos seus esforços para estabilizar a economia mas faz notar que “há ainda grandes desafios a resolver.
Os dirigentes do G 20 afirmam nesse projecto de comunicado que a recuperação económica permanece desigual e frágil com o desemprego em muitos países a um nível inaceitável.
O G 20 afirma ainda que é preciso mais trabalho para reformar as instituições financeiras.
O secretário do tesouro americano Timothy Geithner apelou aos dirigentes reunidos em Toronto para encontrarem o equilíbrio correcto entre os programas de estimulo económico e os planos para redução dos déficites.
Geithner disse que o Japão e alguns países Europeus têm que fazer mais para aumentar a procura doméstica em vez de tentarem reduzir os seus orçamentos.
O presidente Obama afirmou já estar preocupado que uma redução de custos possa sufocar o crescimento económico.


Referendo no Kyrgistão
No Kyrgistão os eleitores estão hoje a participar num referendo que poderá resultar na redução dos poderes presidenciais e dar mais poderes ao parlamento democraticamente eleito.
A comissão central eleitoral do Kyrgistão disse que mais de 55 porcento do eleitorado já votou no referendo de Domingo.
O governo interino decidiu levar a cabo o referendo apesar de avisos da organização de direitos humanos Human Rights Watch que afirmou que a votação poderá provocar mais violência entre Kyrgizes e Uzbeks no sul do país.
A polícia e soldados estão a efectuar patrulhas nos locais de voto para impedir confrontos.
A dirigente interina do país Roza Otunbayeve votou em Osh uma das cidades do sul onde a violência eclodiu a 10 de Junho provocando a morte de pelo menos 275 pessoas. Algumas fontes oficiais disseram que o número de mortes pode ter sido de dois mil.


Soldados Americanos morrem no Afeganistão
Forças internacionais no Afeganistão disseram que dois soldados americanos morreram Domingo num ataque na parte leste do Afeganistão.
Junho é já o mês mais mortal para as tropas da NATO no Afeganistão. Noventa e três soldados da NATO foram mortos no Afeganistão este mês.
A NATIO disse ainda que atasques aéreos mataram um numero não especificados de rebeldes Taliban nos últimos dias.
Entidades da NATO disseram que um comandante Taliban que ocupava uma posição de traficante de armas se encontra os guerrilheiros mortos no ataque aéreo na província de Kunduz no Sábado.
As autoridades disseram que esse comandante coordenada o apoio logísticos e as operações de uma célula de combatentes estrangeiros paquistaneses.

Eleições presidenciais na Guiné-Conackry
Na Guiné Conackry os eleitores foram hoje às urnas para eleger um novo presidente. São as primeiras eleições livres desde que o país alcançou a sua independência há mais de meio século.
As eleições de Domingo vão restaurar um governo civil após 18 meses de um governo liderado pelos militares.
Os eleitores escolheram entre 24 candidatos mas apenas três deles são considerados como tendo possibilidades de ser eleitos.
Estes são o líder da oposição Alpha Conde e aos antigos primeiros ministros Cellou Dalein Diallo e Sidya Toure.
Observadores disseram que a campanha eleitoral decorreu de forma relativamente positiva e pacifica. Na Quinta-feira contudo registou-se violência em Coyah a leste da capital.
Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em confrontos entre apoiantes da União das Forças Republicanas e da União das Forças Democráticas.
Os resultados das eleições são esperados na Quarta-feira. Um segunda volta poderá realziar-se a 18 de Julho em caso de necessidade.

Confrontos no Bangladesh
No Bangladesh a polícia deteve pelo menos 150 manifestantes anti-governamentais na primeira greve geral nacional desde as eleições de Dezembro de 2008.
Entidades oficiais disseram que um legislador da oposição se encontra entre os detidos.
O Partido Nacional do Bangladesh liderado pelo antigo primeiro-ministro Khaleda Zia convocou a greve para protestar o falhanço do governo da Liga Awami em fornecer serviços básicos como electricidade, gás e água.
O governo colocou 10.000 agentes da policia em Dhaka para tentar manter a ordem durante a greve. Escolas e escritórios foram encerrados.
Alguns activistas foram presos no Sábado antes do inicio da greve. Entidades oficiais disseram que alguns foram acusados de deitar fogo a veículos.

Tempestade Avança para o Golfo do México
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade tropical Alex, que atingiu o Belize ontem está a avançar através do sul da península de Yucatan com ventos de 65 quilómetros por hora.
Meteorologistas disseram que a tempestade poderá enfraquecer para uma depressão tropical hoje mas que deverá reganhar força esta noite e amanhã quando começar a movimentar se através das águas quentes do Golfo do México.
A tempestade tropical Alex deverá resultar em chuva de 10 a 20 centímetros na península de Yucatan, no sul do México e na Guatemala e Belize Segunda-feira

Exploração petrolífera no Golfo do México deverá continuar – Shell
O director da companhia petrolífera holandesa Shell disse esperar que a exploração petrolífera em aguas profundas vai continuar ao largo dos Estados Unidos mas avisou que a indústria petrolífera terá que tomar medidas para impedir incidentes como o derrame de petróleo num poço da BP no Golfo do México.
Peter Voser disse que a exploração de petróleo nessas aguas deverá continuar devido á crescente procura de uma crescente população mundial. Vose disse que são necessárias mudanças para tornar a exploração petrolífera mais segura.
O director da Shell afirmou que o desastre da BP pode ajudar os peritos a aprenderem como melhor proteger os trabalhadores e as operações de exploração.
O derrame de petróleo no Golfo do México foi causado por uma explosão numa plataforma petrolífera a 20 de Abril que causou a morte de 11 pessoas.
Os meteorologistas afirmam que a tempesta tropical Alex não deverá afectar o local do derrame de petróleo.

Coreia do Norte “Pronta” a Diálogo com a Coreia do Sul
A Coreia do Norte disse estar pronta a manter conversações militares directas com a Coreia do Sul sobre o afundamento de um navio de guerra sul coreanos mas só se a comissão da ONU que supervisiona a trégua da Guerra da Coreia não participar.
A agência de notícias norte coreana disse que Pyongyang se vai começar a preparar de imediato para as conversações militares. A agência acrescentou no entanto que as forças americanas deveriam deixar de se intrometer na questão das relações norte-sul em nome do comando das forças da ONU.
A Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de ter afundado uma fragata em Março causando a morte de 46 marinheiros sul coreanos. Uma equipa multi-nacional do comando da ONU está a investigar se a Coreia do Norte violou o armistício da Guerra da Coreia com o ataque.
O governo de Pyongyang negou envolvimento no afundamento do navio. A agência de notícias norte coreana descreveu o incidente como um acto fabricado por Washington e Seul.


Mundial de Futebol: Alemanha “cilindra” Inglaterra
No campeonato do mundo de futebol a Alemanha bateu a Inglaterra por 4-1 num jogo dos oitavos de final realizado na cidade sul-africana de Bloemfontein. Ao intervalo aos alemães já venciam por 2-1.
O jogo ficou marcado por uma controvérsia na primeira parte quando um claro golo da equipa inglesa não foi assinalado pela equipa de arbitragem. Os alemães venciam então por 2-1.
Analistas consideram no entanto que a jovem equipa Alemã mereceu a vitoria mostrando maior rapidez, resistência física e creatividade
Esta foi a pior derrota da Inglaterra na história da sua participação do Mundial de Futebol.
Nos quartos de final a Alemanha vai defrontar o vencedor do jogo Argentina - México.







XS
SM
MD
LG