Links de Acesso

Domingo, 16 de Maio de 2010


O governo tailandês rejeitou apelos lançados por manifestantes da oposição para a realização de conversações mediadas pela ONU, com o objectivo de pôr termo a quatro dias de mortíferos confrontos entre ambas as partes, nas ruas da capital, Banguecoque.
Activistas da oposição, conhecidos como os “Camisas Vermelhas” anunciaram, domingo, estarem prontos para participar em negociações mediadas pela ONU, desde que os militares parem de atacar as suas posições que têm vindo a ocupar no centro comercial de Banguecoque desde meados de Março.
O porta-voz do governo anunciou que a operação militar destinada a isolar o local onde se encontram os manifestantes, começou na quinta-feira e irá prosseguir. E adiantou que o governo não irá permitir que qualquer organização estrangeira intervenha nos assuntos internos da Tailândia.
As autoridades afirmam que os confrontos entre as forças de segurança e os manifestantes resultaram na morte de, pelo menos, 29 pessoas tendo ferido 220, desde quinta-feira passada.
O governo prorrogou o estado de emergência em cinco províncias do país e declarou feriado em Banguecoque na segunda e terça-feira para fazer face às confrontações.


Golfo: Engenheiros Fazem Nova Tentativa


Engenheiros da empresa petrolífera BP estão a fazer uma segunda tentativa para utilizar um tubo com quase dois quilómetros de comprimento para canalizar o petróleo bruto que continua a verter no fundo do mar, no Golfo do México.
O objectivo canalizar a fuga do poço de petróleo a grande profundidade e que está a verter dezenas de milhar de litros por dia canalizando-o para um navio cisterna que se encontra à superfície. A BP disse que a tentativa feita no sábado falhou, mas que estão a ser feitos ajustamentos.
Entretanto, investigadores do Instituto de Investigação Oceanográfica informam que o derrame de petróleo é mais grave do que inicialmente se pensava.


Irão: Lula Negoceia Questão Nuclear


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com líderes iranianos numa tentativa para encontrar uma solução de compromisso para o impasse existente com a comunidade internacional relativamente ao programa nuclear de Teerão.
Lula da Silva manteve conversações com o presidente Mahmoud Ahmadinejad, no domingo, em Teerão, e avistou-se também em privado o supremo líder iraniano, o ayatollah Ali Khamenei.
Destacados dirigentes, nos EUA e na Rússia, disseram que a mediação brasileira é o último recurso para o Irão evitar a aplicação de novas sanções por parte da comunidade internacional.


Irão Liberta Académica Francesa


Uma académica francesa presa no Irão durante os últimos dez meses acusada de espionagem regressou a paris, no domingo. Trata-se de Clotilde Reiss, de 24 anos de idade, que depois de chegar à capital francesa foi recebida pelo presidente Nicolas Sarkozi.
A sua libertação foi feita depois do seu advogado ter pago uma multa de cerca de 300 mil dólares às autoridades iranianas.
Reiss foi presa no ano passado por ter distribuído, através da internet, fotografias das manifestações públicas realizadas por milhares de elementos da oposição contra o governo iraniano, alegando que as eleições tinham sido fraudulentas.


Rebeldes Atacam Parlamento Somali


Rebeldes dispararam morteiros próximo do Parlamento Somali que se encontrava reunido em Mogadixo, matando, pelo menos 16 pessoas.
Forças de paz da UA ripostaram ao fogo depois do ataque com morteiros, que foi atribuído a rebeldes islâmicos.
O Parlamento reunia-se pela primeira vez desde que o edifício foi renovado


Aviação Paquistanesa Bombardeia Talibãs


As autoridades paquistanesas anunciaram que jactos e heli-canhões bombardearam seriamente áreas tribais no Nordeste do país, no domingo, matando, pelo menos, 30 rebeldes e destruindo sete acampamentos de militantes extremistas.
O Paquistão lançou estes ataques em Orakzai, para escorraçar os guerrilheiros talibãs das áreas montanhosas, junto à fronteira com o Afeganistão.
Noutra região tribal paquistanesa, militantes libertaram 50 dos 60 civis que tinham feito reféns em Kurram, no sábado.


Espionagem Americana Privada


O jornal NYT noticia na sua edição de domingo que os militares americanos têm uma rede secreta de espiões privados a trabalhar no Afeganistão e no Paquistão, apesar das leis do Pentágono proibirem a sua contratação e dos militares americanos estarem proibidos de operar em território paquistanês.
O NYT especifica que aquela rede de espiões está a trabalhar financiada através de um contrato no valor de 22 milhões de dólares gerido pela empresa de segurança Lockeed Martin e supervisionada pelo Departamento americano da Defesa.


Al Bashir Prende Ex-Aliado


No Sudão elementos da oposição afirmam que um destacado elemento islâmico da oposição foi preso, um mês depois das primeiras eleições multipartidárias realizadas no país nos últimos 24 anos.
De acordo com aquelas fontes, um grupo de agentes de segurança foram à casa de Hassan al-Turabi, no sábado à noite, e levaram-no preso. Al Turabi é o líder do Partido Popular do Congresso.
As autoridades efectuaram também uma operação de busca à tipografia do jornal daquele partido, tendo confiscado todos os exemplares.
Turabi, que já foi um dos mais próximos aliados do presidente Omar al-Bashir, é agora um dos seus mais ferozes críticos tendo denunciados as últimas eleições como fraudulentas. No ano passado, Al-Turabi foi preso depois de ter dito que o presidente Bashir se deveria entregar ao Tribunal Penal Internacional, que o quer julgar por crimes de guerra cometidos pelas suas tropas em Darfur, crimes que o presidente nega.


África do Sul – 4 Tailândia 0

A selecção nacional de futebol da África do Sul começou os jogos-treino para o Campeonato do Mundo com uma vitória fácil, por 4-0, contra a Tailândia numa partida disputada no estádio Mbombela, em Nelspruit, perante 30 mil espectadores.
A equipa nacional sul-africana irá defrontar ainda a Bulgária, a Colômbia e a Dinamarca, antes do início do campeonato do mundo que arranca, em Joanesburgo no dia 11 de Junho.

XS
SM
MD
LG