Links de Acesso

Uíge realiza campanha contra doenças tropicais


Angola Uíge
Angola Uíge

A primeira fase da campanha dedica-se à formação de formadores.

A campanha é uma iniciativa da Mentor-Initiative em cooperação com o Governo provincial do Uíge através da direção provincial e Saúde e Educação. A empreitada teve inicio há três semanas e arrancou, numa primeira fase, com a formação de formadores que passarão depois as informações a activistas nas comunidades.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00
Faça o Download

Vasco Carvalho, coordenador do Mentor Initiative no Programa de Luta Contra as Doenças Tropicais Negligenciadas, disse que o programa é fruto do diagnóstico realizado há alguns meses em que se constataram elevadas taxas de infecção por parasitas devido ao clima tropical.

“Nós fizemos um mapeamento nos meses passados e detectámos na província do Uíge elevadas taxas de infecção por alguns parasitas nomeadamente Schistosomíase e Jaumendíase, daí justificar este tipo de acção”, explicou Carvalho.

O coordenador do programa assegurou ainda à VOA no Uíge que a campanha decorre sem sobressaltos e acrescentou que neste momento estão ser recrutados representantes municipais que vão estender a campanha em todo território da província.

A Mentor Initiative terminou recentemente uma outra campanha de desparasitação com praziquantel a nível das crianças em idade escolar na província do Uíge.

Varias famílias entravam em pânico com os sintomas os efeitos secundários causadas pelo praziquantel em que em alguns casos as crianças chegavam a desmaiar, mas como disse o coordenador do programa “era apenas reações normais ao medicamento”.

XS
SM
MD
LG