Links de Acesso

Turquia e Israel normalizam laços


 Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu

O acordo de normalização das relações entre Israel e Turquia irá fortalecer a economia israelita, disse o primeiro-ministro do Estado judeu, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira, 27.

O Presidente turco, Tayyip Erdogan, descreveu o acordo como um passo para aprimorar as condições humanitárias na Faixa de Gaza.

Os dois países, outrora aliados firmes, chegaram ao entendimento no domingo, depois de uma desavença de seis anos resultante de um episódio no qual 10 activistas turcos pró-palestinos foram mortos por marinheiros israelitas quando tentavam chegar a Gaza de barco.

A rara reaproximação no Oriente Médio, actualmente dividido pela guerra civil da Síria, foi motivada em grande parte pelos temores crescentes com a ascensão do Estado Islâmico, no momento em que as duas nações procuram novas alianças numa região polarizada.

Falando depois de uma reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, em Roma, Netanyahu disse que o acordo foi "um passo importante".

"Ele também tem implicações imensas para a economia israelita, e uso essa palavra criteriosamente", disse.

Segundo a Reuters, Kerry saudou o acordo, dizendo: "Obviamente nós, do governo (dos EUA), estamos contentes. Este é um passo que queríamos ver acontecer".

O acordo, politicamente delicado para os dois países, pode abrir caminho para acordos de comercialização de gás e um alívio diplomático dos problemas turcos com a vizinha Síria e a Europa.

XS
SM
MD
LG