Links de Acesso

Turismo será a via capitalista de Cuba, diz jornalista brasileiro


Florestan Fernandes Júnior, jornalista brasileiro
Florestan Fernandes Júnior, jornalista brasileiro

Florestan Fernandes Júnior vê aproximação de Cuba aos Estados Unidos como forma de abertura da ilha.

Fidel Castro moldou a vida política, social e cultural de Cuba à sua maneira desde 1959 e apesar de ter deixado o poder em 2006, continuava a ser uma presença forte na vida do país, mesmo tendo o irmão como novo Presidente do país.

Com a morte de Castro, levantam-se questões sobre o futuro de Cuba, nomeadamente se manterá o sistema actual, se fará uma abertura à chinesa ou se haverá uma mudança de regime.

Turismo será a via capitalista de Cuba, diz jornalista brasileiro
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00

O jornalista Florestan Fernandes Júnior, que entrevistou Fidel Castro em 1992 no Brasil, com o líder cubano a defender o massacre de Tiannamen e que visitou a ilha várias vezes, considera que o turismo pode ser o elemento de uma maior abertura do país ao exterior.

“Os cubanos tinham sempre o temor pela morte de Fidel porque se a situação já era ruim, sem ele podia ser pior, mas o capitalismo regressou através do turismo, que é a actividade mais capitalista do planeta", considera Florestan Fernandes Júnior, para quem o os Estados Unidos podem desempenhar um papel importante nos próximos tempos em Cuba.

"Sempre disse que a melhor forma de os americanos levarem Cuba para o capitalismo seria a de reactar as relações e, já é visível, que a presença de turistas americanos na ilha começa a produzir modificações", na ilha, de acordo com aquele jornalista.

Cuba não deverá fazer uma abertura à chinesa, diz Fernandes Júnior, lembrando que a ilha "não tem uma indústria como o gigante asiático e que a sua alternativa passa pelo turismo, daí uma eventual abertura ao capitalismo".

Questionado sobre o peso futuro de Cuba na América Latoina, Fernandes Júnior é de opinião que será cada vez menor "devido ao avanço da direita na Europa e também no sul do continente".

Profissional com longa experiência nas principais cadeias de televisão do Brasil, Florestan Fernandes Júnior é actualmente jornalista freelancer com participações em publicações, blogs e sites.

XS
SM
MD
LG