Links de Acesso

Tuberculose mata em Malanje

  • Isaías Soares

Pelo menos oito pacientes infectados com bacilo de Koch perderam a vida durante os primeiros três meses deste ano, anunciou nesta cidade o director geral do Hospital Sanatório de Malanje Manuel Adelino do Nascimento.

Nascimento disse que houve um total de 91 pacientes com essa doença acrescentando que “o estado em que muitos se apresentam no nosso hospital é extremamente grave e que muitas as vezes o pessoal pouca coisa tem a fazer”.

Cinco desses doentes “estão associados ao VIH que é uma patologia, que normalmente está sempre associado a tuberculose”.

O número de doentes que abandona as consultas no Hospital Sanatório da região cresce e mais de 70 % dos enfermos internados actualmente seguiram a referida prática prejudicial ao tratamento.

Isso, disse, “tem preocupado muito a direcção do hospital e a Direcção Provincial (Saúde) porque estes doentes com frequência de abandono podem depois no futuro tornarem-se resistentes ao tratamento”.

O médico sublinhou a necessidade de apoio familiar aos doentes.

“Temos como preocupação nesse momento o apoio que muitas das vezes as famílias não dão aos pacientes cá internados, o paciente internado precisa de um apoio que lhe vem da famílias”, defendeu.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG