Links de Acesso

Trump perde mais terreno na corrida à Presidência dos Estados Unidos


Donald Trump
Donald Trump

Pesquisa indica que um em cada cinco republicanos critica o candidato pela forma como se referiu a mulheres.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump perdeu mais terreno na corrida e agora encontra-se a 8 pontos de Hillary Clinton na preferência de prováveis votantes, segundo uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.

O levantamento indica ainda que um em cada cinco republicanos diz que os comentários vulgares do candidato sobre apalpar mulheres o desqualificam para o cargo de Presidente.

A pesquisa nacional foi iniciada depois do segundo debate presidencial no domingo à noite, 9, em que Trump foi pressionado para explicar os seus comentários feitos num vídeo de 2005 sobre agarrar a genitália de mulheres.

Ele descreveu os comentários divulgados na sexta como conversa de “balneário” e pediu desculpas aos norte-americanos.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira, 11, mostrou que Hillary, a candidata democrata, aumentou a sua vantagem sobre Trump, o candidato republicano, para 8 pontos percentuais na segunda-feira, ante 5 pontos na semana passada.

Trump estava sob pressão durante o debate de domingo para reconquistar a confiança na sua campanha depois que dezenas de parlamentares o repudiaram.

Entre os que disseram que assistiram pelo menos partes do debate, 53 por cento afirmaram que Hillary venceu, enquanto 32 por cento declararam que Trump foi o ganhador.

Entre os democratas, 82 por cento acharam que Hillary saiu melhor, enquanto 68 por cento dos republicanos apontaram Trump.

Entre os prováveis votantes que assistiram ao debate, 48 por cento disseram apoiar Hillary e 38 por cento apoiam Trump.

O levantamento Reuters/Ipsos, conduzido online, ouviu 2.386 adultos norte-americanos, incluindo 1.839 que viram os debates, 1.605 considerados prováveis votantes, dos quais 798 eram democratas e 586 republicanos.

A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para todo o grupo.

XS
SM
MD
LG