Links de Acesso

Trump indica possível suavização de posição sobre imigração


Trump pôs em palco mães que perderam os seus filhos, mortos por imigrantes ilegais

O candidato presidencial republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, aventou, na terça-feira, a possibilidade de suavizar sua posição rigorosa em relação à imigração ilegal, um gesto que poderia ajudá-lo a aproximar-se de eleitores moderados, mas prejudicá-lo entre os seus apoiantes mais fervorosos.

Num evento sobre imigração realizado com Sean Hannity, apresentador da rede Fox News, Trump foi indagado se estaria disposto a mudar a lei dos Estados Unidos para acomodar os imigrantes ilegais que vêm contribuindo para a sociedade norte-americana, obedecem às leis e têm filhos norte-americanos.

"Certamente pode haver uma suavização, porque não queremos prejudicar as pessoas", respondeu Trump, insistindo que existem algumas "pessoas óptimas" entre a população imigrante.

Foi o exemplo mais recente da aparente mudança de postura de Trump em relação à proposta de deportar todos os imigrantes ilegais de volta para seus países de origem, que ele defendia há tempos. A sua nova gestora de campanha, Kellyanne Conway, disse à CNN no Domingo que a "força de deportação" proposta pelo magnata para os 11 milhões de ilegais nos EUA ainda "está para ser determinada".

Num comício também na Terça-feira em Austin, Trump pareceu mudar a sua ênfase para os imigrantes ilegais que cometem crimes no país. Ele levou ao palco oito mães cujos filhos foram mortos por imigrantes ilegais.

Trump mencionou uma série de estatísticas sobre crimes cometidos por alguns imigrantes ilegais e prometeu que isso terá um freio na sua presidência.

"Não vai acontecer", afirmou. "Não iremos deixar que isso aconteça com o nosso país".

Trump, que adiou um discurso sobre imigração inicialmente planeado para a Quinta-feira em Denver, disse que irá impedir a prática de algumas grandes cidades de oferecer abrigo a imigrantes ilegais e impedir imigrantes de continuarem em território norte-americano após o vencimento de seus vistos.

Reuters
XS
SM
MD
LG