Links de Acesso

Trump diz cumprir promessa de campanha com deportação de imigrantes


Donald Trump
Donald Trump

No Twitter, Presidente americano afirma que "membros de gangues, traficantes de drogas e outros estão sendo expulsos!".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 12, estar a cumprir a sua promessa de campanha de reprimir e deportar criminosos ilegais, em mensagem dirigida a estrangeiros considerados delinquentes.

As acções causaram protestos dos democratas e de organizações de imigrantes.

"A repressão contra os criminosos clandestinos não é mais do que a aplicação da minha promessa de campanha", escreveu o presidente no Twitter, adiantando que "membros de gangues, traficantes de drogas e outros estão sendo expulsos!".

Na semana passada, foram presos e deportados centenas de imigrantes na sequência de várias operações simultâneas da agência federal que lida com expulsões nas fronteiras, especialmente em Los Angeles, Nova York, Chicago e Austin (Texas).

As autoridades federais não divulgaram o número exato de detidos, mas vários legisladores democratas cobraram esclarecimentos do Governo por medo de que as operações também afectem os imigrantes ilegais sem processos judiciais pendentes.

Durante a campanha, o então candidato Donald Trump prometeu adoptar uma linha dura em relação à imigração.

Cinco dias após assumir a Presidência, ele assinou um decreto presidencial que estipula que qualquer imigrante a viver no país ilegalmente pode ser uma prioridade para deportação.

A ordem do presidente também disse que as prioridades incluiriam criminosos condenados, imigrantes que tenham sido presos por qualquer ofensa criminal, os que tiverem cometido fraude ou qualquer um que tenha cometido um crime.

XS
SM
MD
LG