Links de Acesso

Trump activa agenda externa com foco no Médio Oriente


Presidente embarga para primeira viagem internacional
Presidente embarga para primeira viagem internacional

Presidente americano vai também reforçar o seu engajamento com a NATO

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inicia nesta sexta-feira, 19, a sua primeira viagem ao exterior, que a Casa Branca espera poder desviar o foco das polémicas internas para a agenda política externa.

Trump visitará Arábia Saudita, Israel, Bélgica e Itália.

A viagem está a ser divulgada como uma oportunidade de visitar locais sagrados para as três das maiores religiões do mundo e ao mesmo tempo ser visto ao lado de líderes árabes, israelitas e europeus.

A Casa Branca delineou três objectivos para a viagem: reafirmar a liderança dos Estados Unidos globalmente, cultivar relações com líderes mundiais e divulgar "uma mensagem de unidade aos amigos da América e aos fiéis de três das maiores religiões do mundo", disse o assessor de segurança nacional, Herbert McMaster.

Na visita a Israel, o Presidente americano vai enfatizar os “laços inabaláveis” com o país e o seu desejo por “dignidade e autodeterminação” para os palestinianos, afirmou McMaster, indicando que na Arábia Saudita, vai “encorajar as autoridades a promover a paz e a confrontar o caos e a violência”.

Na viagem, Donald Trump vai reafirmar o seu compromisso com NATO, enquanto na Itália terá um encontro com o Papa Francisco.

XS
SM
MD
LG