Links de Acesso

Tremor de terra causa pânico no Kwanza Sul


Não há noticias de mortos ou grandes danos

Um tremor de terra fez-se sentir em vários municípios do Kwanza sul na Terça-feira causando pânico entre as populações das áreas afectadas


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:47 0:00
Faça o Download


Até momento não existem dados oficiais do tremor que, ao que se sabe, foi sentido nos municípios do Sumbe, Seles, Cassongue e Conda.

Segundo Beto Sangalo, residente no município de Cassongue, no momento em que se registou o sismo, populares daquela circunscrição entraram em pânico pensaod tratar-se de explosões e o regresso á guerra.

José Carruagem, outro residente de Cassongue, adiantou à Voz da América que ninguém dormiu depois duas e meia da madrugada.

Do município da Conda, o docente Manuel Gourgel Norte confirmou-nos que o tremor de terra não provocou danos humanos nem materiais, mas que tal poderá afectar ainda mais a falta de água potável que o município regista há mais de um mês devido a estragos nas condutas

Já na vila do Seles, apesar de durar apenas alguns segundos, o sismo provocou fortes sacudidelas em várias residências.

O director do gabinete do vice-governador para área técnica, Octávio fernandes, sustentou que a falta de sismógrafos não permite a avaliação dos dados nem da origem do sismo.


Octávio Fernandes, que falava a uma rádio local, procurou tranquilizar a população dizendo que a província não é propensa a estes fenómenos.

Fernandes disse que o ponto de origem do tremor « pode não estar localizado na nossa província ou no nosso país”.

“Ele pode se dar a X ou Y quilómetros mas as ondas sísmicas podem ser sentidas aqui ou num determinado local ou em qualquer parte do Mundo,» acrescentou..
De recordar que a província já registou casos idênticos em Cassongue, Libolo, Seles, Porto-Amboim e Sumbe, em 1977, 1978 e 2009.
XS
SM
MD
LG