Links de Acesso

Tráfico humano analisado em Maputo


Tráfico humano analisado em Maputo
Tráfico humano analisado em Maputo

Um seminário de cinco dias em matérias ligadas à prevenção e combate ao tráfico de seres humanos está decorrer na capital moçambicana e é organizado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, em parceria com o Ministério moçambicano do Interior.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00
Faça o Download

No início do ano, uma delegação do secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral esteve em Maputo.

À frente da missão esteve a namibiana Jacinta Hofnie, Oficial de Programas da Unidade que, no Secretariado da SADC, é responsável pela área do Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

E a delegação fez vários contactos com instituições governamentais e não-governamentais moçambicanas, procurando auscultar sobre as preocupações e os desafios no que à prevenção e combate ao tráfico de seres humanos diz respeito.

Nos encontros, uma das questões levantadas como necessidades prioritárias foi a formação.

Em Outubro, em resposta a pedidos feitos pelas autoridades moçambicanas, realizou-se, na capital e Moçambique, uma acção de formação sobre matérias ligadas à prevenção e combate ao tráfico humano.

Formação organizada pelo Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime, em parceria com a Procuradoria-Geral da Republica de Moçambique.

Os beneficiários foram juízes e magistrados do Ministério Público da cidade e província de Maputo.

E, agora, coube a vez aos agentes da Polícia de Investigação Criminal também da cidade e Província de Maputo, que estão a beneficiar de uma capacitação, ministrada por peritos provenientes de alguns países da região Austral africana.

Tudo feito no quadro do Plano Estratégico da SADC para o Combate ao Tráfico de Pessoas, em Especial de Mulheres e Crianças, que cobre os anos 2009/2019, e que é financiado pela União Europeia. Fernando Cumbe, oficial sénior do Sector da Polícia e da SARPCCO, a Organização de Cooperação Regional dos Chefes de Polícia da África Austral, um Sector e uma Organização que integram o órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, falando à VOA sobre um curso de agentes da Polícia de Investigação Criminal moçambicanos.

XS
SM
MD
LG