Links de Acesso

Trabalhadores da fábrica Alassola, em Benguela, dizem-se abandonados


Benguela
Benguela

São mais de 400 operários desempregados devido à falência antiga fábrica África Têxtil.

Três semanas após a reabertura da fábrica de tecidos de Benguela, agora denominada de Alassola, a Comissão Sindical da antiga África Têxtil revela que os mais de 400 operários desempregados devido à falência estão abandonados pelas autoridades.

Fabrica de texteis de Benguela - 2:16
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

A dívida do Governo angolano, relativa a salários, fundo de segurança social e indemnizações, é de 947 milhões de kwanzas, quase 10 milhões de dólares norte-americanos antes da crise.

A satisfação do Governo manifestada no acto de reinauguração contrasta com o sentimento dos operários.

O primeiro secretário da Comissão Sindical, Rogério Cabral, explica que o processo até já se encontra no Instituto para o Sector Empresarial Público, depois de ter passado pelo Ministério da Indústria, mas o espectro de abandono continua patente.

“Não somos valorizados, já que há mais de 15 anos estamos na expectativa. Como se diz, estamos a ser abandalhados, não há solidariedade institucional entre os Ministérios, pelo que poderemos acabar por desaparecer’’, ressalta Cabral, para mais adiante ironizar com a ‘’estória de um camponês esperto’’.

Cinquenta e um dos 435 operários da antiga África Têxtil perderam a vida ao longo dos quase 20 anos de batalha, marcados por várias promessas, sendo uma de um primeiro-ministro, Fernando da Piedade, hoje presidente da Assembleia Nacional.

“Esses companheiros falecidos têm herdeiros. Portanto, são estes, herdeiros directos, que ficarão com as quotas dos seus ente queridos’’, esclarece o sindicalista.

A par do assunto, o secretário-geral da UNTA-CS em Benguela, Joaquim Laurindo, revela que há um contencioso, mas prefere acreditar no bom senso do Governo

“O processo está ao mais alto nível. Daqui a dias, terei informações sobre o contencioso, é bom sublinhar que há um contencioso’’, mas as coisas estão no bom caminho’’, adianta o sindicalista.

Com 90 jovens formados por especialistas brasileiros, a Alassola, indiferente à falta de matéria-prima nacional, prevê uma produção anual de um milhão e 608 mil peças de lençóis, 12 milhões de peças de toalha e 120 mil peças de cobertor.

Refira-se que o Ministério da Indústria apontou sempre a falta de recursos para justificar a situação dos antigos funcionários da fábrica de tecidos.

XS
SM
MD
LG