Links de Acesso

Das ruas de Maputo para os vídeos de Beyoncé

  • Grey Vicente

A inspiração moçambicana de Beyoncé

A inspiração moçambicana de Beyoncé

Dançarinos moçambicanos "W Tofo", antes "Tofo Tofo", falam à VOA sobre a sua carreira e o estado da dança no seu país

Os dançarinos moçambicanos que inspiraram Beyoncé e que participaram no seu último vídeo - “Run The World” - foram descobertos por Frank Gaston Jr. coreógrafo daquela famosa cantora, que levou meses a localizá-los para os contratar.

O grupo Tofo-Tofo – agora conhecido como W Tofo – ultrapassou fronteiras e dos subúrbios de Maputo trouxe ao mundo da música uma maneira diferente de dançar. Gaston Jr. viu-os dançar num vídeo que encontrou no Youtube.

Das ruas para a fama mundial

Das ruas para a fama mundial

O responsável pela coreografia de Beyoncé afirma que a maneira como os Tofo Tofo dançavam o deixou encantado. Depois de trabalhar na produção do último vídeo de Beyoncé, Gaston Jr. diz: “Tirei o meu chapéu aos rapazes do Tofo Tofo porque nenhum de nós poderia imitá-los. Tivémos que os trazer para aprender aqueles passos”.

Entrevistados para a VOA, pelo DJ Grey Vicente, da Top-Rádio, de Maputo, os W Tofo, anunciam para breve a gravação de um vídeo-clip, a par de outras iniciativas que não especificam.

Aqueles dançarinos, dizem-se prontos a levar muito a sério a sua carreira, mas não esquecem as ajudas que lhe têm sido dada, nomeadamente, o apoio de Stewart Sukuma, uma das grandes estrelas da música feita hoje em Moçambique.

XS
SM
MD
LG