Links de Acesso

Theresa May assume Governo britânico na quarta-feira


Theresa May
Theresa May

Líder do Partido Conservador promete fazer do Brexit" um "êxito" para o Reino Unido.

O Reino Unido vai ter uma primeira-ministra 26 anos depois da conhecida “Dama-de-Ferro”, Margaret Thatcher.

Na quarta-feira, 13, Theresa May, assume o gabinete da número 10 da Downing Street, um dia depois do cessante David Cameron abanonar a liderança do Governo.

May já disse que o objectivo dela é fazer do Brexit" um "êxito" para o Reino Unido.

Depois da maior parte dos britânicos defender em referendo a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o primeiro-ministro David Cameron anunciou a sua renúncia ao cargo e disse que sairia em Outubro.

Na corrida pela sucessão de Cameron, a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom e a ministra do Interior, Theresa May, apresentaram a sua candidatura, mas nesta segunda-feira, 11, Leadsom jogou a toalha durante um breve discurso à imprensa em Londres.

Apoiante da saída da União Europeia, ela viuque Theresa May conta com maior apoio por parte dos parlamentares conservadores.

Após receber a confirmação oficial de que venceu a disputa pela liderança do Partido Conservador após a saída da outra candidata, May afirmou a repórteres: "A saída britânica da UE significa saída britânica e vamos fazer isso com sucesso ...precisamos unir nosso país".

Acompanhada por dezenas de deputados conservadores em frente ao Parlamento britânico, May afirmou que o Reino Unido passa por "tempos de incerteza política e económica", mas reiterou que trabalhará para conseguir "o melhor acordo" com Bruxelas para que o país deixe a UE.

Mais cedo, Theresa May, uma eurocéptica que passou para o campo dos partidários por se manter na UE durante a campanha para o referendo, disse que respeitará a vitória dos pró-Brexit, deixando poucas esperanças àaqueles que pedem uma segunda consulta sobre a UE.

"Não poderia ser mais clara: não haverá uma tentativa para permanecer na UE", disse em uma declaração realizada em Birmingham.

May torna-se na segunda mulher a assumir o cargo de primeiro-ministro do país.

XS
SM
MD
LG