Links de Acesso

Teste de motor de foguete da Coreia do Norte mostra progresso, diz Seul


Teste de missil norte-coreano (foto de arquivo)
Teste de missil norte-coreano (foto de arquivo)

O mais recente teste de motor de foguete Coreia do Norte mostrou um progresso "significativo", disse a Coreia do Sul nesta segunda-feira, e um analista citado pela Reuters afirmou se tratar de um passo perigoso rumo ao objetivo norte-coreano de desenvolver um foguete que poderia atingir os Estados Unidos.

No domingo, a agência de notícias norte-coreana KCNA disse que o motor irá ajudar Pyongyang a obter a capacidade de lançar satélites de nível internacional, o que indica um novo tipo de motor de foguete para um míssil balístico intercontinental.

O anúncio do Norte sobre o teste bem-sucedido ocorreu no momento em que o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, estava em Pequim, última parada de sua primeira visita à Ásia para conversas dominadas pela preocupação com os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

"Por meio desse teste, soube-se que a função do motor teve um progresso significativo, mas é preciso mais análises para precisar a propulsão e os usos possíveis", disse Lee Jin-woo, vice-porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, numa comunicação à imprensa.

XS
SM
MD
LG