Links de Acesso

Terceirização de serviços de Saúde em Benguela recebe críticas


Pediatria do Hospital Municipal de Benguela, Angola
Pediatria do Hospital Municipal de Benguela, Angola

Intenção do Governo provincial alarma a população em tempos de crise

Técnicos do sector da Saúde juntam-se à opinião pública nas críticas a uma proposta para a privatização do laboratório central do Hospital de Benguela, prestes a passar para gestão de uma empresa portuguesa.

Benguela: Receios de privatização de serviços hospitalares - 2:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00

A população teme não poder as despesas, tal como acontece no Banco Externo, já com serviços entregues a entidades privadas.

A VOA sabe que a proposta do Governo de Isaac dos Anjos fala na terciarização de serviços, mas vários profissionais de saúde não vão na conversa, tendo em conta o que se assiste no Banco Externo.

As análises, que até há bem pouco tempo custavam 300 kwanzas, valor referente à chamada comparticipação, subiram para mil kwanzas, qualquer coisa como sete dólares ao câmbio oficial.

Outros serviços, como são de ortopedia e fisioterapia, conheceram igualmente um aumento significativo do preço, dando lugar, segundo uma fonte com mais de 10 anos de casa, a reduções na procura da actividade da maior unidade hospitalar de Benguela.

O paciente é obrigado a levar as mãos ao bolso também no acesso aos medicamentos, ora em farmácias privadas, ora no próprio Hospital Central.

Agora, a proposta para o laboratório central está a gerar uma onda de insatisfação, extensiva à Igreja Católica.

“Obviamente que é uma situação que nos entristece, já que a saúde deve ser dada de graça, sobretudo aos mais pobres. Nós, Igreja Católica, procuramos ajudar, tal como se viu em 2016, quando colocamos à disposição medicamentos para a malária, a preço módico, mas já não temos’’, reage o bispo da Diocese de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso.

Questionado pela VOA, o director provincial da Saúde, Bernabé Lemos, diz que há aproveitamento político, mas não desmente as informações disponíveis.

“Não se passa nada. O que notamos é um aproveitamento político’’, indica o dirigente, que não respondeu à pergunta sobre privatização ou terciarização de serviços, remetendo tudo para o “momento certo”.

Francisco Viena, jurista e secretário executivo da CASA-CE em Benguela, revelou estar a pensar numa providência cautelar para travar os intentos do Governo provincial.

XS
SM
MD
LG