Links de Acesso

"TEDxPraia chegou na hora certa"

  • Mayra de Lassalette

Dia 18 de Março é um dia inédito para Cabo Verde. As conversas do TED chegam às ilhas crioulas do Atlântico pela primeira vez e pelas mãos e mentes da Geração B Bright.

Falámos com Pedro Fernandes Lopes, curador do TEDxPraia, que nos contou os desafios de pôr 8 oradores, 100 espectadores no Cine Praia, todo um país em expectativa, com transmissão em directo online para o mundo inteiro no link www.tedxpraia.com, tudo com o objectivo de conectar Cabo Verde ao mundo e à sua diáspora.

Para Pedro Lopes o evento chega na hora certa, embora se possa dizer que comparando com os outros países da África lusófona (à excepção da Guiné-Bissau) o evento de partilha de ideias com o carimbo TED tenha demorado a acontecer no arquipélago.

Entre organização e voluntários, parcerias com o Instituto Pedro Pires, UNITEL T+, Ministério da Cultura e Embaixada dos EUA em Cabo Verde, o TEDxPraia é algo "muito difícil" de implementar, mas não impossível e no sentido dos possíveis o curador do evento garante que só mudaria o tempo de preparação para o mesmo e "exortaria" ao maior envolvimento da sociedade civil.

O TEDxPraia vai contar com as experiências de João Branco, Valerio Lopes, Tânia Tomé, Jamira Dias, Nick Pinheiro, Emily Macauley, Paulo Solinho e Luis Frederico.

XS
SM
MD
LG