Links de Acesso

Tchuma Bary a revelação de 2012

  • Lassana Casamá

Tchuma Bari - cantora Guiné-Bissau

Tchuma Bari - cantora Guiné-Bissau

Tal é o pai, tal é a filha: chama-se Tchuma Bary, uma das vozes notáveis da nova geração cantora na Guiné-Bissau.

Inspirada pelo pai, Aliu Bary, o mestre e incontornável músico guineense que em 2013 deixou o mundo dos vivos.


Hoje, Tchuma Bary aparece como uma herdeira assumida, já com um álbum feito.
que para Tchuma Bary, “Nha Terra” tem um significado particular.

Profissionalmente, Tchuma Bary assumiu a carreira em 2011, ou seja, há três anos, incrível no mercado guineense, porquanto o maior desafio dos músicos nacionais na Guiné-Bissau, da nova geração, mesmo com talento, é produzir um trabalho discográfico.

No interior do seu Álbum NHA TERRA, Tchuma Bary, na perspectiva de internacionalizar seu trabalho, e a diversidade das suas músicas.

Tchuma Bary perspectiva mais promoção do seu Álbum pelo estrangeiro, mesmo com algumas deslocações já feitas por alguns países africanos.

Nascida de uma família cantora “Bary”, dona de uma voz sorridente e com marca bem assente no panorama musical guineense, Tchuma fez o seu percurso normal de quem sempre sonha um dia ser cantora, participando em várias actuações na Guiné-Bissau e na vizinha República do Senegal.

Está a aprender a tocar guitarra, a qual pretende ter como base para as suas composições.

Contabilista e membro do Comité Nacional de Voluntário das Nações na Guiné-Bissau, Tchuma Bari tem se apresentado como amiga das crianças.

Com 26 anos de Idade, Tchuma Bary foi distinguida em 2013, como a Voz Feminina de Revelação do Ano 2012, tendo no mesmo ano ter sido premiada com Diploma de Mérito, pela sua participação no Festival Nacional sobre Direitos Humanos organizado pelas Nações Unidas.

Uma aposta, uma promessa e uma realidade, Tchuma Bary apresenta-se como uma Nova Voz da Guiné-Bissau.
XS
SM
MD
LG