Links de Acesso

“Pergunte à Dra. Nídia”: Tuberculose

  • Ana Guedes
  • Dra.Nidia Remane

Vacina experimental contra a TB

Vacina experimental contra a TB

TB afecta essencialmente os pulmões mas pode impactar também em qualquer órgão do corpo

Tuberculose (ou apenas TB como é vulgarmente referida) é uma doença infecciosa cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. O físico alemão Robert Koch foi o primeiro a referir a bactéria, em 1882, e o seu trabalho valeu-lhe o Nobel da Paz.

A TB afecta essencialmente os pulmões mas pode instalar-se também em qualquer órgão do corpo. Trata-se com bastante sucesso com antibióticos

A TB é transmitida inalando o ar onde se encontre a bactéria (partículas minúsculas) que foi expelida por alguém infectado ao tossir, espirrar, ou mesmo cuspir. As pessoas que estejam próximas podem assim ficar infectadas. Todavia não se apanha TB tocando roupas de pessoas infectadas.

A bactéria pode estar inactiva durante anos (“adormecida”) sem causar quaisquer sintomas ou espalhar-se a outras pessoas.

Na nossa conversa semanal com a Dra. Nídia Remane vamos abordar nas próximas semanas a doença da Tuberculose (TB).

Clique aqui para ouvir a Dra. Nidia (Tuberculose pt1)

Na segunda parte da conversa sobre Tuberculose a dra. Nidia fala-nos sobre quem pode contrair Tuberculose.

Clique aqui para ouvir a Dra. Nidia (Tuberculose pt2)

No terceiro programa sobre a Tuberculose, vamos saber que a Tuberculose é conhecida pela doença que “vai sete vezes ao pelo” e em que tanto pode ser assintomática (a bactéria está presente mas não da sintomas) ou sintomática (há sintomas claros da doença)

Clique aqui para ouvir a Dra. Nídia (Tuberculose pt3)

No último programa sobre tuberculose vamos falar como é tratada esta doença infecciosa não só nos adultos como nas crianças, a TB e o HIV/SIDA e conselhos para os que tem TB.

Clique aqui para ouvir a Dra. Nídia (Tuberculose pt4)

Escute todas os domingos a conversa entre a Ana Guedes e a Dra. Nídia sobre assuntos de saúde pública do interesse de todos os nossos amigos ouvintes.

XS
SM
MD
LG