Links de Acesso

Svetlana Alexievich, Nobel de Literatura 2015


Svetlana Alexievich
Svetlana Alexievich

Escritora e jornalista bielorussa foi a escolhida este ano.

A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de 67 anos, é a vencedora do Prémio Nobel de Literatura de 2015.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em Estocolmo, Suécia, fazendo de Alexievich a 14ª. vencedora do mais importante prémio de literatura a nível mundial.

O Comité do Prémio Novel justificou a escolha pela "obra polifónica, um monumento do sofrimento e da coragem em nosso tempo".

"Voices from Chernobyl", que reúne entrevistas com testemunhas da maior catástrofe nuclear da história, é a mais conhecida obra de Svetlana Alexievich.

"É uma grande escritora, que encontrou novos caminhos literários", disse Sara Danius, secretária da Academia Sueca, ao canal público SVT.

Entre os seus livros traduzidos para o inglês, estão "Zinky Boys: Soviet Voices from a Forgotten War" (1992), "Zinky Boys: Soviet Voices from the Afghanistan War" (1922), "Voices from Chernobyl: Chronicle of the Future" (1999) e "Voices from Chernobyl: the Oral History of a Nuclear Disaster" (2005).

Para observadores, o Nobel para Svetlana Alexievich representa uma excepção por ser bastante incomum a Academia Sueca premiar um autor que escreva, predominantemente, não ficção.

Antes da bielorrussa, há raros exemplos de escritores do género que ganharam o Prémio Nobel: Theodor Mommsen (1902), Bertrand Russell (1950), Winston Churchill (1953) e Jean-Paul Sartre (1964).

Svetlana Alexievich nasceu a 31 de Maio de 1948 na cidade de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, mas cresceu na Bielorrússia.

Estudou jornalismo na Universidade de Minsk entre 1967 e 1972 e, após a graduação, trabalhou num jornal local na província de Brest.

Mais tarde, Alexievich voltou a Minsk, onde trabalhou no jornal "Sel’skaja Gazeta".

Por muitos anos, ela reuniu material para o seu primeiro livro "War's Unwomanly Face" (1988), baseado em entrevistas com centenas de mulheres que participaram da Segunda Guerra Mundial.

Este trabalho é o primeiro do grande ciclo de livros de Svetlana Alexievich, "Voices of Utopia", em que a vida na antiga União Soviética é retratada a partir da perspectiva do indivíduo.

Por causa de sua crítica ao regime, Alexievich viveu periodicamente no exterior, na Itália, França, Alemanha e Suécia, entre outros lugares.

A cerimónia de entrega do prémio acontece em Estocolmo, a 10 de dezembro, aniversário da morte do seu fundador do Alfred Nobel.

Além da diploma, Svetlana Alexievich receberá cerca de um milhão de dólares.

XS
SM
MD
LG