Links de Acesso

Surto de Zika deve espalhar-se por toda América, diz OMS


Luiza, a bebé ao colo, nasceu com microcefalia, após a sua mãe ter sido infectada com o vírus Zika, durante a gravidez
Luiza, a bebé ao colo, nasceu com microcefalia, após a sua mãe ter sido infectada com o vírus Zika, durante a gravidez

O vírus Zika, transmitido por meio do mosquito Aedes aegypti e que é suspeito de causar danos aos cérebros de bebés no Brasil, deve se espalhar por todos os países das Américas, com a excepção de Canadá e Chile, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta Segunda-feira, 25.

A ocorrência do Zika ainda não foi registada na parte continental dos Estados Unidos, embora uma mulher que contraiu o Zika no Brasil tenha dado à luz um bebé com microcefalia no Hawai.

O Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, má formação na qual os bebés nascem com cérebros menores do que o normal.

O Brasil registou 3.893 casos suspeitos de microcefalia, divulgou a OMS na Sexta-feira, 22, mais de 30 vezes o que foi registado em qualquer ano desde 2010.

A ligeira disseminação da doença, que rapidamente atingiu 21 países e territórios da região desde maio de 2015, deve-se à baixa imunidade da população e à prevalência do mosquito Aedes aegypti, hospedeiro do vírus, disse a OMS em comunicado.

Fumigando uma casa em El Salvador Jan. 21, 2016.
Fumigando uma casa em El Salvador Jan. 21, 2016.

Transmissão sexual

As evidências sobre outros modos de transmissão são limitadas.

“O Zika foi isolado no sêmen humano e um caso de possível transmissão sexual de pessoa para pessoa foi descrito. No entanto, mais evidências são necessárias para confirmar se o contágio sexual é um meio de transmissão do Zika”, disse a OMS.

Actualmente, não há evidências de que o Zika esteja a ser transmitido aos bebés por meio do leite materno, de acordo com a OMS.

A OMS aconselhou as mulheres grávidas que planeiam ir para as áreas de incidência do Zika a consultarem seus médicos antes da viagem e após o regresso.

O Zika tem ocorrido historicamente em partes de África, do Sudoeste Asiático e em ilhas do Pacífico. Mas trata-se de uma doença com sintomas moderados e há poucos dados científicos sobre o vírus, razão pela qual não está claro por que razão ocorrem casos de microcefalia no Brasil, acrescentou a OMS.

XS
SM
MD
LG