Links de Acesso

Situação no Sumbe é "lastimável e vergonhosa" - CASA CE


Aspecto da cidade do Sumbe
Aspecto da cidade do Sumbe

Cidade é a mais esburacada do país e perdeu condição de ser capital, diz representante deste partido

´O governador do Kwanza Sul admitiu que o não tem meios para resolver os profundos e crescentes problemas da cidade do Sumbe, disse o representante local da CASA CE Francisco Sobral.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00
Faça o Download


Sobral disse que a o Sumbe “perdeu o estatuto de capital” e é hoje a cidade “mais esburacada de Angola”.

Com efeito as ruas da cidade estão transformadas em lagoas e vezes sem conta lamacentas, há passeios degradados, zonas de laser inexistentes, várias infra-estruturas fechadas e cercadas de águas residuais e lama à mistura e ainda saneamento básico débil.

Em consequência disso, diversas patologias assolam aos munícipes que não encontram nos hospitais um atendimento eficaz dado o número de pacientes que ali acorrem.

O consumo de água imprópria, picadas de mosquitos e outros insectos bem como a invasão de residências por predadores como ratos e baratas, está a preocupar a sociedade civil e políticos.

O secretário provincial da CASA-CE no Kwanza-Sul preocupado com o facto chamou a imprensa para debruçar-se sobre o estado actual que apresenta a cidade.

Começou por dizer que da audiência com o governador foi abordada a situação tendo recebido do General Eusébio de brito Teixeira informações segundo os quais a situação ultrapassava as capacidades do executivo local.

“Não vamos esconder é o Sumbe é das mais esburacadas das cidades do país,” disse o representante da CASA CE que saudou a honestidade do governador ao admitir que a situação ultrapassa as suas capacidades.

“(Ele)Fez uma carta a Sua Excia o presidente da República e o presidente da República tomou a peito a situação para uma requalificação mais profunda da cidade do Sumbe mas, para nós na nossa visão esta cidade passa primeiro pela construção de mais casas para albergar população da periferia e consequentemente uma requalificação de fundo para a cidade,” disse.

“É lastimável e, é vergonhoso o que se está a assistir” acrescentou.
XS
SM
MD
LG