Links de Acesso

Sumbe alberga quartas jornadas científicas agrícolas do Kwanza Sul


Aspecto da cidade do Sumbe
Aspecto da cidade do Sumbe

O evento junta académicos e investigadores das Universidades Katiavala Bwila e José Eduardo dos Santos

Sob o lema: "Ciência, força motriz do desenvolvimento socioeconómico das comunidades", foram abertas na cidade do Sumbe as Quartas Jornadas Científicas do Instituto Superior Politécnico na província do Kwanza-Sul.
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:22 0:00
Faça o Download

O evento que tem como objectivo, a promoção de profundos debates orientados para se encontrar alternativas que permitam maior impulso na eficiência da produção agro-produtiva e agro-pecuária sustentável, vai durante dois dias juntar académicos e investigadores das Universidades Katiavala Bwila e José Eduardo dos Santos para além de estudantes e outras individualidades.

Contribuir para o desenvolvimento económico sustentável e da saúde das populações é outro tema que será dissertado durante as jornadas.

Falando em exclusivo à Voz da América o director-geral do Instituto Superior Politécnico, Manuel Octávio Spínola, destacou a elevação da qualidade da formação profissional dos sectores que concorrem para o ramo agrícola para potenciar o desenvolvimento da região e do país no geral:

“Este evento tem como objectivo fundamental promover debates profundos orientados a encontrar alternativas que dêem um maior impulso na eficiência agro-produtiva, pecuária sustentável, contribuirmos para o desenvolvimento económico sustentável da nossa província, do país e também elevarmos a qualidade de formação. Estas Quartas Jornadas Científicas são o corolário de uma série de actividades que foram desenvolvidas no âmbito de investigação científica, que foram desenvolvidas pelos estudantes, pelos docentes enfim... pela nossa comunidade académica. E as temáticas que vamos tratar são de forma resumida seis: projectos científicos de desenvolvimento sustentável; a produção agro-pecuária sustentável e empresarial; o meio ambiente e promoção da saúde e pedagogia universitária.

Nesta actividade estão a participar académicos e investigadores da Faculdade de Agronomia da Universidade José Eduardo dos Santos, da Faculdade de Economia da Universidade Katiavala Bwila, do ISCED local, para além de outras individualidades do sector de produção dos serviços da província do Kwanza-Sul e Luanda.”

Excerto das palavras do director geral do Instituto Superior Agrário do Kwanza-Sul Engenheiro Manuel Octávio Spínola na abertura das Quartas Jornadas Científicas deste instituto vocacionado para o ensino superior técnico. O Instituto Superior Politécnico do Kwanza-Sul lecciona cursos de Agronomia, Zootecnia, Gestão Agrária, Contabilidade e Gestão e Enfermagem tendo formado até aqui mais de 300 engenheiros agrónomos.
XS
SM
MD
LG