Links de Acesso

Sul de Moçambique terá falta de água e energia durante um ano


Residentes manifestam sua indignação.

Uma avaria no transformador de energia eléctrica na subestação da Matola, em Moçambique, deixou várias áreas da província e cidade de Maputo sem energia eléctrica e essas zonas a serem abastecidas por fontes alternativas desde Outubro passado.

A situação vai manter-se por um ano.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:36 0:00
Faça o Download

Esperava-se que, por esta altura, a situação já estivesse normalizada, mas os responsáveis da Electricidade de Moçambique (EDM) surgem com uma má notícia: a empresa que estava encarregada de efectuar o trabalho de reparação não teve sucesso.

Luís Amado, porta-voz da Electricidade de Moçambique, disse à VOA que, como não tivesse sido possível reparar o transformador avariado, a EDM decidiu, agora, lançar um novo concurso aberto à participação de outras empresas estrangeiras.

Amado, confirma que todo o processo deverá durar 12 meses, estando o custo de cada transformador estimado entre 3 a 4 milhões de dólares americanos.

Nas ruas, munícipes manifestaram à VOA a sua indignação e muita preocupação quando tomaram conhecimento que vão ter que sofrer restrições no fornecimento de energia elétrica durante mais 12 meses pelo facto de não ter sido possível resolver a avaria no transformador da Subestação da EDM, localizada na cidade da Matola, no sul de Moçambique.

Oiça as reacções:

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00
Faça o Download
XS
SM
MD
LG