Links de Acesso

Após referendo, Sudão entra numa nova fase


Após referendo, Sudão entra numa nova fase
Após referendo, Sudão entra numa nova fase

Embaixador António Monteiro “com uma impressão extremamente positiva de todo o processo”

15 Jan, 2011 - “Entrámos numa nova fase deste processo de referendo”, disse o embaixador português António Monteiro à VOA, na sua primeira avaliação geral da votação sobre a independência do Sul do Sudão, poucos momentos depois das urnas terem encerrado, no sábado, em todo o país. Aquele diplomata, que integra um painel nomeado pelo secretário-geral da ONU disse ter ficado “com uma impressão extremamente positiva de todo o processo”, esperando que os relatórios que irá receber das várias assembleias de voto confirmem o que ele próprio tem verificado e que “foi de “com uma impressão extremamente positiva de todo o processo”.

Para a maioria dos observadores internacionais, há poucas dúvidas acerca do sentido do voto, esperando-se que a maioria esmagadora dos votantes tenha optado pela divisão do Sudão em dois países.

António Monteiro, ex-ministro dos Negócios Estrangeiro de Portugal, integra um painel de três observadores, nomeado pelo secretário-geral da ONU para acompanhar o referendo no Sudão. Esse painel é liderado pelo antigo presidente Benjamin Mkapa, da Tanzânia.

XS
SM
MD
LG