Links de Acesso

Após referendo, Sudão entra numa nova fase


Após referendo, Sudão entra numa nova fase

Embaixador António Monteiro “com uma impressão extremamente positiva de todo o processo”

15 Jan, 2011 - “Entrámos numa nova fase deste processo de referendo”, disse o embaixador português António Monteiro à VOA, na sua primeira avaliação geral da votação sobre a independência do Sul do Sudão, poucos momentos depois das urnas terem encerrado, no sábado, em todo o país. Aquele diplomata, que integra um painel nomeado pelo secretário-geral da ONU disse ter ficado “com uma impressão extremamente positiva de todo o processo”, esperando que os relatórios que irá receber das várias assembleias de voto confirmem o que ele próprio tem verificado e que “foi de “com uma impressão extremamente positiva de todo o processo”.

Para a maioria dos observadores internacionais, há poucas dúvidas acerca do sentido do voto, esperando-se que a maioria esmagadora dos votantes tenha optado pela divisão do Sudão em dois países.

António Monteiro, ex-ministro dos Negócios Estrangeiro de Portugal, integra um painel de três observadores, nomeado pelo secretário-geral da ONU para acompanhar o referendo no Sudão. Esse painel é liderado pelo antigo presidente Benjamin Mkapa, da Tanzânia.

XS
SM
MD
LG