Links de Acesso

Sociedade civil cria fórum para combater a malária no Namibe

  • Armando Chicoca

Porto do Namibe(Arqiuivo)

Porto do Namibe(Arqiuivo)

Directora provincial de Saúde felicita iniciativa.

O empenho das autoridades sanitárias na luta contra a malária tem sensibilizado as comunidades, que a cada dia se organizam para o combate à doença. Agora, foi criado o Fórum de Parceiros Sociais na Luta contra a Malária, liderado por Paulo Mangamba, eleito presidente na semana passada entre seis candidatos concorrentes.

A Directora da Saúde Josefa Rebeca Cangombe saudou a iniciativa da sociedade civil afirmando que o fórum vai contribuir para o reforço do Sistema Nacional de Saúde, sobretudo na província do Namibe, no que diz respeito à redução da malária nas comunidades.

Durante o primeiro trimestre do ano em curso, foram registados 17.466 casos nas unidades hospitalares da província, dos quais 23 terminam em morte, contra 18 mil casos, dos quais 44 óbitos, no mesmo período no ano de 2014.

Josefa Rebeca Cangombe enaltece o trabalho da sociedade civil, na qualidade de parceiros sociais, que na sua óptica, não tem poupado esforços, a par dos técnicos do sector, na luta contra a malária, desde a educação comunitária sobre o saneamento básico e o combate as larvas à distribuição e uso de mosquiteiros nas comunidades.

XS
SM
MD
LG