Links de Acesso

Sismo de quatro graus na escala de Reichter sentido em Cabo Verde

  • VOA Português

Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Baia do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde

Geofísico diz que actividade não tem nada a ver com a erupção do Vulcão do Fogo em curso.

O sismo de magnitude quatro na escala de Richter, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 8, na localidade de Ponta de Peça, proximidades de Tarrafal de Monte Trigo, no concelho do Porto Novo, foi sentido na ilha vizinha de São Vicente, mas não há relato do ocorrido em Santo Antão.

Através de um contacto telefónico, Simão Évora, residente em Tarrafal de Monte Trigo, assegurou ao jornal electrónico asemanaonline que o sismo não foi sentido naquela localidade. Também em Lajedos, onde há registo de abalos sísmicos frequentemente em outras ocasiões, os moradores relatam que desta vez não tiveram conhecimento do ocorrido.

O geofísico Bruno Faria, por seu lado, disse à Rádio de Cabo Verde que o sismo não passou despercebido no seio da população de São Vicente.

Por ter acontecido cerca das quatro horas madrugada é normal que a população de Santo Antão não o tenha sentido por ser um período em que a maioria das pessoas se encontrava dormir.

Faria assevera ainda que este é o terceiro sismo sentido nos últimos dias, no norte do país, mas esclarece que não tem qualquer ligação com a erupção vulcânica na ilha do Fogo.

Recorde-se que o Vulcão do Pico, na ilha do Fogo, está em erupção desde o dia 23 de Novembro. A actividade provocou o deslocamento de cerca de 1200 pessoas, destruiu dois povoados e milhões de euros em prejuízos.

Segundo os técnicos, a actividade sísmica está na sua fase final.

XS
SM
MD
LG