Links de Acesso

Síria: Exército turco e coligação liderada pelos EUA iniciam operação contra Estado Islâmico


Helicóptero da Força Aérea da Turquia
Helicóptero da Força Aérea da Turquia

Forças especiais e jactos da Turquia, apoiados por aviões de guerra de uma coligação liderada pelos Estados Unidos, iniciaram uma operação no norte da Síria, hoje, 24, para expulsar militantes do Estado Islâmico da região de fronteira com Turquia, escreve a Reuters citando disseram autoridades turcas.

O Exército turco começou a usar artilharia na cidade fronteiriça síria de Jarablus na madrugada de hoje, e aviões de guerra turcos e norte-americanos atingiram alvos do Estado Islâmico como parte da operação, disseram fontes militares turcas.

Esta foi a primeira vez que aviões de guerra turcos atingiram a Síria desde novembro, quando a Turquia derrubou um caça russo perto da fronteira, e a primeira operação significante de invasão das forças especiais turcas desde uma pequena operação para retomar a tumba de Suleyman Shah, figura otomana reverenciada, em fevereiro de 2015.

A Reuters refere que a Turquia e os EUA esperam que ao retirar o Estado Islâmico da fronteira possam cortar a rota de contrabando do grupo, que permite a chegada de novos militantes e impulsiona o comércio ilícito.

XS
SM
MD
LG