Links de Acesso

Síria: Estados Unidos e Rússia em conversações


Bairro de al-Sakhour em Aleppo, Foto de SANA, Nov. 28, 2016.

Os Estados Unidos e a Rússia estão a explorar novas formas para quebrar o impasse diplomático existente há cerca de um mês, para pôr fim ao conflito na cidade de Aleppo na Síria, disse o Secretário de Estado Americano, John Kerry.

Falando em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo em Roma, Kerry apelou aos esforços contínuos para lidar com a situação humanitária em Aleppo, dizendo ser importante que todas as partes trabalhem em conjunto para ajudar o povo de Aleppo a sair da cidade cercada.

Na próxima semana Kerry vai estar em Genebra e espera haver conversações que tenham em consideração a situação humanitária de Aleppo. O secretário de Estado americano acredita que esse é também o objectivo das Nações Unidas, da Rússia, mas não é, nas palavras de Kerry, o objectivo do Presidente sírio Bashar al Assad.

Depois do encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergei Lavrov em Roma, Kerry descreveu a conversa como abordagens novas, pensadas para liderar as conversações entre o governo sírio e os rebeldes – um objectivo em cima da mesa desde o início de 2014 – e que não vai esperar por 20 de Janeiro quando o Presidente-eleito Donald Trump toma posse

De lembrar que os Estados Unidos e a Rússia têm trocado acusações no que toca à instabilidade em algumas partes do globo.

Os Estados Unidos acusam Moscovo de crimes de Guerra e crimes contra a humanidade na Síria e Lavrov culpou os Estados Unidos e as Nações Unidas pela situação actual.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG