Links de Acesso

SINPROF na Huíla pede demissão do Ministro da Educação


João Francisco diz que ministro não estima os professores
João Francisco diz que ministro não estima os professores

Professores reúnem-se neste fim-de-semana em todo o país

O Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) na Huíla exige a demissão do Ministro da Educação de Angola, Mpinda Simão, por entender ser este o principal responsável por muitos dos problemas que enfermam o sector.

SINPROF na Huíla quer demissão de ministro da educação - 2:16
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

A actualização da carreira docente e a regularização de vários subsídios por implementar são alguns dos pontos que nos últimos anos têm dividido o sindicato e o governo.

Para o secretário provincial do SINPROF na Huíla, João Francisco, a ausência de solução perante um caderno reivindicativo apresentado em 2013, é a prova da insensibilidade do governante, por isso entende, que o único caminho é a sua demissão do cargo.

“Quando o ministro vem dizer que nós não trabalhamos sob pressão, significa que ele não está interessado em resolver os problemas destes trabalhadores, e se não está interessado é porque ele não estima estes trabalhadores, por isso vamos exigir a demissão do senhor Ministro da Educação porque ele não tem sabido apresentar correctamente os problemas que afligem a classe docente nem tem defendido a classe de professores junto do titular do poder Executivo”, revelou Francisco.

A exigência do SINPROF na Huíla, surge nas vésperas de mais uma assembleia da classe a acontecer neste sábado 25, um pouco por todo o país, segundo apurou a VOA, que pode ser decisiva quanto ao rumo a tomar sobre a situação do ensino geral em Angola nos próximos dias com o espectro de greve a pairar.

A actualização da carreira docente, segundo o sindicalista, é o ponto que mais inquieta os professores e argumenta.

XS
SM
MD
LG