Links de Acesso

Sia Tolno - A sua vida em música


Novo CD da cantora guineense Sia Tolno
Novo CD da cantora guineense Sia Tolno

"My Life" sairá oficialmente a público em finais de Setembro, pela mão da editora discográfica Lusáfrica

A vida e a música de Sia Tolno

“My Life” é o próximo trabalho discográfico de Sia Tolno, cantora Guineense, que não canta em mandingo, mas na língua da sua etnia Kissi, uma etnia que vive numa região entre Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri.

Aliás, Sia nasceu em Freetown, Libéria nos anos 70. O pai iria leccionar para a Serra Leoa levando a família. Mas a situação de guerra civil liberiana e serra leonesa acabaria por forçar a sua família a deslocar-se para a Guiné-Conacri.

Como a maior parte das cantoras e cantores, o inicio artístico não foi fácil. Cabarets e piano-bar foram os locais que começaram a ouvir a voz de Sai descrita como “uma estrela brilhante” no firmamento musical da África Ocidental.

Cantora guineense Sia Tolno
Cantora guineense Sia Tolno

A voz dela é sensual tendo sido comparada a da beninesa Angelique Kidjo ou à da já falecida sul-africana Miriam Makeba.

Em 2009, Sia lançou o seu primeiro disco, intitulado Eh Sanga muito bem recebido e onde a música misturava ritmos pop, instrumentos indígenas e ritmo jazz. Foi um trabalho gravado em Cuba, Paris e Conacri. Dele este excelente Africa Dreams.”

Dois anos depois, Sia vai sair com outro trabalho. O segundo, intitulado My Life. O trabalho sairá oficialmente a público em finais de Setembro, pela editora discográfica Lusáfrica. Aliás a promoção deste novo trabalho começou já em Paris, e Angouleme.

Odju Watcha é um apelo de Sai em que ela pede que se ponha termo aos abusos do que ela chama de “demokilling” um versão africana de democracia que envolve armar as partes em conflito. Nesta música ela pergunta quando este pesadelo, da morte da democracia, vai acabar e quando os africanos terão oportunidade de decidir o seu futuro.

No mesmo CD de promoção do segundo álbum My Life, é-nos também oferecido Tonia, romântico de um coração que ela diz ser incondicional.

XS
SM
MD
LG