Links de Acesso

Shortcutz na agenda do Rio de Janeiro

  • Amâncio Miguel

No cartaz, Hector Gomes, actor brasileiro.

No cartaz, Hector Gomes, actor brasileiro.

Evento exibirá e premiará curtas-metragens brasileiras a partir deste Sábado, 18.

O espaço Olho da Rua, no Bota Fogo, cidade do Rio de Janeiro, recebe este Sábado, 18 de Junho, a sessão inaugural de Shortcutz Rio, uma mostra de curtas metragens.

É a primeira vez que o movimento Shortcutz, que nasceu, em 2010, em Lisboa, chega ao continente americano.

Criado pelo português Rui de Brito, Shortcutz é já conhecido em Lisboa, Porto, Amsterdão, Barcelona, Berlim e Londres.

A movimento escala o Rio de Janeiro por iniciativa do realizador português Miguel Pinheiro e do actor guineense Welket Bungué.

Nesta edição serão apenas apresentados filmes brasileiros, entre os quais “Pele de Pássaro”, de Clara Peltier; e “Command Action'”, de João Paulo Miranda.

Os organizadores dizem que o“Shortcutz Rio não se presta apenas à imagem convencional de um festival, mostra ou cineclube. É também uma proposta alternativa na forma de assistir filmes e pretende se tornar um hábito constante na vida criativa, cultural e artística do Rio de Janeiro”.

E como tal, “em cada sessão, estarão presentes convidados especiais e profissionais reconhecidos no meio cultural, de forma a estimular um bate-papo criativo”.

O Shortcutz acontecerá mensalmente. Terá nove edições e terminará com uma gala anual, onde serão atribuídos vários prémios cinematográficos, incluindo Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Fotografia ou Melhor Trilha Sonora.

Acompanhe a entrevista com Miguel Pinheiro e Welket Bungué:

XS
SM
MD
LG