Links de Acesso

Senegalesa Fatma Samba Diouf Samoura indicada para secretária-geral da Fifa

  • Redacção VOA

Fatma Samba Diouf Samoura

Fatma Samba Diouf Samoura

Depois de 21 anos no Sistema das Nações Unidas diz estar preparada para ajudar o futebol mundial.

O Conselho Directivo da FIFA indicou nesta sexta-feira, 13, a senegalesa Fatma Samba Diouf Samoura para o cargo de secretária-geral da organização.

Samoura é, assim, a primeira mulher a ocupar o segundo cargo mais importante do organismo que dirige o futebol mundial.

O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, no 66º Congresso do organismo, que se realiza na Cidade do México.

Samoura trabalhou durante 21 anos no Sistema das Nações Unidas e até agora era a coordenadora humanitária das ONU na Nigéria.

"Fatma é uma mulher com experiência internacional e visão que já enfrentou alguns dos problemas mais difíceis do nosso tempo", disse Infantino ao apresentar a nova secretária-geral, que, reitera, “tem uma capacidade comprovada para construir e liderar equipas e melhorar a forma de trabalhar das organizações”.

Gianni Infantino, presidente da Fifa

Gianni Infantino, presidente da Fifa

Infantino elogiou particularmente a integridade de Samoura e disse que o Conselho ficou particularmente impressionado com a sua experiência operacional e a capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais.

Por seu lado, Fatma Samba Diouf Samoura afirmou sentir-se honrada com a sua escolha e afirmou acreditar que “este papel ajusta-se perfeitamente às minhas habilidades e experiência, que vou usar para ajudar a crescer o futebol em todo o mundo”.

Como impõem os estatutos, Samoura passará pelo processo de verificação da sua elegibilidade pelo Comité da FIFA e caso for aceite, como tudo indica, tomará posse nos primeiros dias de Junho.

Antes de entrar ns Sistema da ONU, Samoura trabalhou durante oito anos no sector privado no Senegal

A nova secretária-geral da FIFA tem um mestrado em Inglês e Espanhol na Universidade de Lyon e um pós-mestrado em relações internacionais e comércio internacional pelo Instituto de Estudos Superiores Especializados, em Estrasburgo.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG