Links de Acesso

Senegal pede apoio de Cabo Verde à candidatura de Abdoulaye Bathily à UA


Abdoulaye Bathily, candidato à presidência da Comissão da União Africana
Abdoulaye Bathily, candidato à presidência da Comissão da União Africana

Enviada do Presidente Macky Sall foi recebida pelo Presidente cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca.

O Governo do Senegal pediu o apoio de Cabo Verde para fazer eleger o professor Abdoulaye Bathily ao cargo de presidente da Comissão da União Africana (UA), cuja eleição acontece no próximo mês na sede da organização, em Addis Abeba, Etiópia.

A ministra senegalesa do Turismo e Transportes, Moinouna Ndoye Seck, levou nesta segunda-feira, 5, esta mensagem do Presidente Macky Sall ao seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, num encontro na Cidade da Praia.

“Fui portadora de uma mensagem do seu irmão e amigo, o presidente Macky Sall, para que apoie a candidatura do professor Abdoulaye Bathily para a Comissão da União Africana, uma candidatura, de resto, da CEDEAO”, disse a governante senegalesa a jornalistas, apontando como pontos fortes da candidatura a sua longa experiência e o facto de ser “um verdadeiro pan-africano que há vários anos está ligado às questões africanas”.

Abdoulaye Bathily é o actual representante das Nações Unidas na África Central e concorre ao cargo ao lado da ministra queniana dos Negócios Estrangeiros, Amina Mohamed, e do ministro tchadiano, Moussa Faki Mahamat.

A presidência da Comissão da União africana é tradicionalmente objecto de uma rotação informal entre as regiões do continente.

Em 2012, a anglófona Nkosazana Dlamini-Zuma tinha sido eleita face ao francófono, Jean Ping (Gabão).

XS
SM
MD
LG