Links de Acesso

Senado italiano vota para descriminalizar a imigração clandestina


O Senado italiano votou uma proposta de alteração da Lei Bossi-Fini no sentido de descriminalizar a imigração clandestina. A legislação, que regula a política de imigração do país, foi aprovada em 2002, durante o mandato de Silvio Berlusconi, e prevê a acusação e o julgamento de qualquer estrangeiro que tenha entrado clandestinamente em Itália.

A proposta de alteração, que será agora apreciada pela Câmara de Deputados, acaba com o crime de imigração ilegal, que passa a ser uma infracção administrativa, mas mantém a punição penal para os indivíduos que regressem a Itália após uma ordem de expulsão.

A ministra da Integração, Cécile Kyenge, congratulou-se com o resultado da votação, que descreveu como “um progresso”. “Qualquer pessoa que entre pela primeira vez no nosso país de forma clandestina deixará de ser sujeita a um procedimento penal. Isto prova que a Itália é um país civilizado, que respeita a diversidade”, considerou.
No entanto, para a Liga do Norte, o partido que patrocinou a lei de 2002, a votação no Senado não prova nada. “Eles podem gritar vitória nos palácios, mas nós estamos preparados para a batalha na rua. E é lá, entre as pessoas de bem, que vamos vencer”, reagiu o secretário federal da Liga, Matteo Salvini, numa mensagem publicada no Twitter.
XS
SM
MD
LG