Links de Acesso

Secretário-geral da Renamo baleado na Beira


Secretário-geral da Renamo, Manuel Zeca Bissopo
Secretário-geral da Renamo, Manuel Zeca Bissopo

Porta-voz da Renamo fez a denúncia, mas polícia não confirma, por agora.

O secretário-geral da Renamo Manuel Bissopo foi baleado no princípio da tarde desta Quarta-feira na Beira, Sofala, no centro de Moçambique, e um dos seus seguranças não resistiu aos ferimentos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00
Faça o Download

“O secretário-geral foi baleado e está neste momento no hospital e uma das pessoas que o acompanhava perdeu a vida, enquanto outros dois saíram ilesos”, explicou António Muchanga, porta-voz da Renamo.

Manuel Bissopo foi baleado numa das ruas do bairro da Munhava, quando se deslocava para o local onde ia dirigir um comício popular e momentos depois de conceder uma conferência de imprensa na delegação do partido na cidade.

“Ele ia falar (no comício) acerca desta situação de raptos dos membros da Renamo. Denunciou e condenou as atrocidades que têm acontecido na Beira e Nhamatanda. Há nossos chefes de mobilização, que foram raptados e apareceram mortos no distrito de Gorongosa. Um outro membro também foi carregado e apareceu morto noutro sítio”, denunciou António Muchanga.

A polícia moçambicana na Beira não confirma o baleamento, mas garante estar a trabalhar para o esclarecimento de um tiroteio ocorrido no principio da tarde no bairro da Munhava, bastião da oposição.

“Até então nós não confirmamos (o baleamento de Manuel Bissopo)”, declarou Daniel Macuacua, adiantando que foi registado um tiroteio no bairro da Munhava, mas não tinha informação de quem seriam as vitimas.

“As equipes todas estão no terreno”, precisou Daniel Macuacua, remetendo detalhes para mais.

Até então desconhecem-se os atiradores.

A Frelimo e a Renamo têm estado a acusar-se mutuamente de “sequestro” e “abate” dos seus dirigentes na provincia de Sofala, uma das matérias que dominaram a conferência de imprensa dirigida pelo secretário-geral da Renamo na manhã de hoje na Beira.

XS
SM
MD
LG