Links de Acesso

Secretário americano de Segurança Nacional diz que não haverá deportações massivas


Governantes americanos e mexicanos encontram-se na Cidade do México
Governantes americanos e mexicanos encontram-se na Cidade do México

John Kelly garante que não haverá operações militares contra imigrantes mexicanos

O secretário americano de Segurança Nacional John Kelly afirmou nesta quinta-feira, 23, no México que não haverá deportações massivas nem operações militares contra os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos.

"Quero deixar muito claro que não vai haver deportações massivas", esclareceu Kelly, adiantando que "o Departamento de Segurança Nacional actuará conforme o direito e em respeito aos direitos humanos".

"Não haverá uso de forças militares em operações migratórias", acrescentou Kelly, que fez essas declarações ao lado do ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, e do secretário de Estado americano, Rex Tillerson.

Vildegaray afirmou que entre os mexicanos existe "irritação" e "preocupação" com as posturas do Governo de Donald Trump sobre o país latino-americano.

"Existe preocupação e irritação diante do que se percebe como políticas que podem ser prejudiciais aos mexicanos", sublinhoo o chefe da diplomacia mexicano, para quem as decisões que "afecta, ambos os países devem ser decididas por ambos", em aparente alusão às políticas unilaterais anunciadas por Trump sobre as deportações de imigrantes mexicanos nos EUA e a construção de um muro na fronteira comum.

XS
SM
MD
LG