Links de Acesso

Morreu Norman Schwarzkopf


General liderou forças aliadas na primeira guerra do Golfo contra o Iraque

O Presidente americano Barack Obama saudou a figura do General Norman Schwarzkop que morreu ontem na cidade de Tampa na Flórida.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00
Faça o Download


O general comandou as forças aliadas que em 1991 expulsaram o Iraque do Kuwait.

Obama descreveu Schwarzkopf como um homem que tinha sempre defendido de forma notável o país e o exército que amava enquanto o Secretário de Defesa Leon Panetta descreveu-o como um dos grandes gigantes militares do século 20.

Norman Schwarzkopf era sem dúvida o herói militar da sua geração.
Com o seu modo de ser directo e talvez mesmo abrupto, Schwarzkopf era praticamente desconhecido antes do Iraque invadir o Kuwait no início de Agosto de 1990.

Foi Schwarzkopf quem planeou e liderou uma das vitórias mais esmagadoras na história militar moderna numa altura em que o Iraque era temido no Médio Oriente como uma potência militar regional.

A campanha para libertar o Kuwait começou em Janeiro de 1990 com uma operação aérea de 43 dias seguida de uma operação terrestre que durou apenas 100 horas e que infligiu pesadas baixas às forças iraquianas.

Schwarzkopf ficou conhecido através do mundo porque, como dizem agora os analistas militares, ele compreendeu a importância dos meios de informação na batalha psicológica dando briefings regulares e mantendo sempre acesso aos órgãos de informação.

Após a guerra alguns criticaram-nos por ter parado a ofensiva após a libertação do Kuwait permitindo que uma importante parte das tropas de elite do exército de Saddam Hussein escapassem o que permitiu ao regime esmagar poucos meses mais tarde uma rebelião da população shiíta. Schwarzkopf afirmou mais tarde que a decisão de suspender a ofensiva tinha sido uma decisão da liderança política do pais.

Scharzkopz nasceu em Trenton no estado da Nova Jersey em 1934 e veio de uma família militar. O seu pai foi também um general no exército americano.

Para além dos seus estudos militares na cademia de West Point o general tinha um curso universitário em engenharia de mísseis. Fez duas comissões na guerra do Vietname onde foi condecorado por acções para salvar soldados vitimados por minas.

Em 1991 o general Schwarzkopf, conhecido por ser um homem duro e abrupto que não tolerava erros disse ser um general anti-guerra. Para isso, disse, bastou lhe um dia ter nos braços um companheiro militar a morrer para então compreender os horrores da guerra.

O general Norman Scharzkop morreu vitimado por uma pneumonia. Tinha 78 anos de idade.
XS
SM
MD
LG