Links de Acesso

Necessários mais centros hospitalares na Lunda Sul


Cidade de Saurimo, capital da Lunda Sul
Cidade de Saurimo, capital da Lunda Sul

Exiguidade das infra-estruturas hospitalar força populações a procurarem serviços na única unidade hospitalar de Saurimo

Falta de confiança, insuficiência de técnicos de enfermagem e médicos de especialidades bem como da exiguidade das infra-estruturas hospitalar nos maiores centros populacionais da Lunda Sul, força as populações a procurarem serviços de saúde na maior e única unidade hospitalar de Saurimo.

Como consequência, o hospital tem vindo a registar no seu interior enchentes enormes de doentes e visitantes, atrapalhando deste modo, o trabalho dos especialistas de saúde, nos últimos dias, o pessoal de segurança incluindo o próprio Director geral do Hospital, Dr.Isaac Savumbi, foram alvos de agressão moral e física por parte dos cidadãos na tentativa de impedi-los entrar.

Numa altura em que o surto de Sarampo voltou a internar mais de quarenta petizes, o hospital regista também insuficiência de pessoal de limpeza, conforme disseram os pacientes aí internados.

São quatro municípios com uma densidade populacional aproximada a mais de quatrocentos mil habitantes e só existe em toda extensão da província uma única morgue com apenas doze câmaras, agora avariadas, e não podem receber corpos.

Para o Director Geral do Hospital central de Saurimo, a construção de mais centros hospitalares e admissão de mais pessoal sanitário na Lunda Sul pode ser a solução para a diminuição de enchentes no hospital central de Saurimo.
XS
SM
MD
LG